CONEXÕES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERATURA DIGITAL

Autores

  • Áurea Maria Brandão Santos, UniRitter
  • Letícia Granado Gross, UniRitter
  • Marcelo Macêdo Spalding, UniRitter

Palavras-chave:

Tecnologias, Letramento digital, Literatura digital

Resumo

Desde a segunda metade do século XX, as discussões sobre as tecnologias da informação e o seu impacto sobre a educação têm sido constantes e acaloradas. As tecnologias prosseguem em transformação. A sociedade, sobretudo os jovens, têm apresentado mudanças significativas no seu modo de agir e de se relacionar.
Entretanto, na educação ainda se percebe um distanciamento de todas essas transformações. O foco deste artigo está nos impactos que os avanços tecnológicos exerceram na escrita, na leitura e no objeto de ler. Foram trazidas reflexões sobre a coexistência do texto impresso e do texto multissemiótico. Faz-se uma abordagem sobre os letramentos digitais e, principalmente, destaca-se o acesso a eles como condição para uma participação efetiva na sociedade contemporânea. Por fim, são apresentadas produções da Literatura Digital para o trabalho com o ensino de língua portuguesa na escola. Considera-se que os temas em exposição se conectam e estão representados pela Literatura Digital. A partir das discussões aqui propostas, se quer demonstrar que a tecnologia amplia possibilidades e, se bem conduzida, pode ser uma grande aliada na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Orientações Curriculares de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB/ DPEM, 2004, p. 14-56. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/02Linguagens.pdf> Acesso em 21 de outubro de 2016.
DUDENEY, Gavin. HOCKLY, Nicky. PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
GOMES, Maria do Carmo. Literexclusão na vida cotidiana. Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa, Portugal. n. 41, 2003, p. 63 - 92.
HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica: Novos horizontes para o literário. Global Editora, 2009.
LALOLO, Marina. ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador. A leitura em seus discursos. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009.
MARTINS, Nalice de Oliveira; RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão. Tendências vanguardistas: a literatura eletrônica e o jovem leitor imersivo. Via Atlântica: São Paulo, 2014, n. 26, p. 61 - 80.
MOITA-LOPES, Luís. P. ROJO, Roxane. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: PEREIRA, João Thomaz. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, Carla V. RIBEIRO, Ana E. (orgs.) Letramento digital – aspectos digitais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte,
MG: Autêntica Editora, 2005. p. 12-23.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de escrita. In: COSCARELLI, Carla V. RIBEIRO, Ana E. (orgs) Letramento digital – aspectos digitais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2005. p. 126 – 150.
ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de Através do espelho para Ipad. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Tese (Doutorado em Letras), Instituto de Letras, UFRGS, 2012.
______. Manifesto da Literatura Digital. Porto Alegre, 2002. Disponível em: <http: // www.literaturadigital.com.br>. Acesso em 16 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

SANTOS, Áurea M. B.; GROSS, L. G.; SPALDING, M. M. CONEXÕES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERATURA DIGITAL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 117–130, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1544. Acesso em: 22 nov. 2024.