CONEXÕES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERATURA DIGITAL
Mots-clés :
Tecnologias, Letramento digital, Literatura digitalRésumé
Desde a segunda metade do século XX, as discussões sobre as tecnologias da informação e o seu impacto sobre a educação têm sido constantes e acaloradas. As tecnologias prosseguem em transformação. A sociedade, sobretudo os jovens, têm apresentado mudanças significativas no seu modo de agir e de se relacionar.
Entretanto, na educação ainda se percebe um distanciamento de todas essas transformações. O foco deste artigo está nos impactos que os avanços tecnológicos exerceram na escrita, na leitura e no objeto de ler. Foram trazidas reflexões sobre a coexistência do texto impresso e do texto multissemiótico. Faz-se uma abordagem sobre os letramentos digitais e, principalmente, destaca-se o acesso a eles como condição para uma participação efetiva na sociedade contemporânea. Por fim, são apresentadas produções da Literatura Digital para o trabalho com o ensino de língua portuguesa na escola. Considera-se que os temas em exposição se conectam e estão representados pela Literatura Digital. A partir das discussões aqui propostas, se quer demonstrar que a tecnologia amplia possibilidades e, se bem conduzida, pode ser uma grande aliada na construção do conhecimento.
Téléchargements
Références
DUDENEY, Gavin. HOCKLY, Nicky. PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
GOMES, Maria do Carmo. Literexclusão na vida cotidiana. Revista Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa, Portugal. n. 41, 2003, p. 63 - 92.
HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica: Novos horizontes para o literário. Global Editora, 2009.
LALOLO, Marina. ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador. A leitura em seus discursos. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009.
MARTINS, Nalice de Oliveira; RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão. Tendências vanguardistas: a literatura eletrônica e o jovem leitor imersivo. Via Atlântica: São Paulo, 2014, n. 26, p. 61 - 80.
MOITA-LOPES, Luís. P. ROJO, Roxane. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: PEREIRA, João Thomaz. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, Carla V. RIBEIRO, Ana E. (orgs.) Letramento digital – aspectos digitais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte,
MG: Autêntica Editora, 2005. p. 12-23.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de escrita. In: COSCARELLI, Carla V. RIBEIRO, Ana E. (orgs) Letramento digital – aspectos digitais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2005. p. 126 – 150.
ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de Através do espelho para Ipad. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Tese (Doutorado em Letras), Instituto de Letras, UFRGS, 2012.
______. Manifesto da Literatura Digital. Porto Alegre, 2002. Disponível em: <http: // www.literaturadigital.com.br>. Acesso em 16 abr. 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Áurea Maria Brandão Santos, UniRitter, Letícia Granado Gross, UniRitter, Marcelo Macêdo Spalding, UniRitter 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).