A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois

Algumas (re)considerações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5555

Palabras clave:

Pedagogia dos multiletramentos, Designs contingenciais, Redes sociais

Resumen

O objetivo deste breve ensaio é fazer uma releitura de uma resenha crítica que escrevi sobre o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures”, de autoria de um grupo de pesquisadores provenientes da Austrália, da Inglaterra e dos Estados Unidos conhecido como The New London Group, que completa 25 anos em 2021. Ao realizar uma leitura mais atualizada, procuro discutir, em particular, a ideia de designs contingenciais, termo que cunhei em 2016 com base no manifesto, com o fito de situá-lo à luz de dois eventos de letramentos interligados que foram bastante marcantes no cenário político brasileiro em 2018, amplamente divulgados por redes sociais: a greve dos caminhoneiros e as eleições presidenciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In B. COPE. B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, p. 203-234, 2000.

COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning,

Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

HISSA, D. L. A; SOUSA, N. O. A Pedagogia dos Multiletramentos e a BNCC de Língua Portuguesa: diálogos entre textos. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 565-583, 2020.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. 1ª ed., Campinas, Editora Unicamp, 2020. 406 p.

PINHEIRO, P. A. Sobre o Manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n 55, v. 2: 525-530, mai./ago. 2016.

PINHEIRO, P. A. Web 2.0 e saber-fluxo: novas questões de letramento digital. Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 37-38, p. 193-214, 2010.

THE NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

Publicado

2021-06-25

Cómo citar

PINHEIRO, P. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: Algumas (re)considerações. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 11–19, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5555. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5555. Acesso em: 24 nov. 2024.