Racismo algorítmico e inteligência artificial

uma análise crítica multimodal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13108

Palabras clave:

racismo algorítmico, inteligência artificial, multimodalidade

Resumen

A convergência entre Inteligência Artificial (IA) e questões raciais é um tema cada vez mais relevante no contexto contemporâneo de constante avanço tecnológico e desenvolvimento de algoritmos. Diante disso, neste artigo, temos por objetivo analisar as estratégias multimodais utilizadas na construção de uma imagem racista gerada por IA, destacando as complexas interações entre os diferentes modos de representação e os efeitos ideológicos decorrentes dessa interligação. Para alcançar esse propósito, fundamentamo-nos teoricamente em estudos críticos sobre algoritmos (O’Neil, 2020; Prado, 2022), racismo algorítmico (Noble, 2021; Silva, 2022) e multimodalidade (Kress, 2003; Jewitt, 2014). Por meio de uma análise crítica multimodal, foi possível realizarmos uma investigação aprofundada da imagem em questão. Os resultados obtidos demonstram a urgência da implementação de políticas públicas e regulamentações que responsabilizem as empresas envolvidas no desenvolvimento e aplicação de algoritmos com viés racista. Tais medidas são essenciais para garantir a proteção e a equidade dos grupos étnico-raciais afetados pela propagação de conteúdos discriminatórios, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Pós-doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL) e do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: Fake News, desinformação, discurso de ódio, gêneros textuais digitais, letramentos digitais críticos, novos letramentos, escrita acadêmica, letramentos acadêmicos, ensino remoto e EaD. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. 

Júlio Cézar Dantas de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando e Mestre em Estudos da linguagem, área Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2024). Graduado em Pedagogia pela (UFRN/2004), especialista em Pedagogia estratégica pela Universidade Potiguar (UnP/2009) e em Literatura e ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (IFRN/UAB/ 2012). Professor dos anos iniciais do ensino fundamental, efetivo, nos municípios de Natal/RN desde 2004 e Parnamirim/RN desde 2009. Atualmente exerce suas funções profissionais como coordenador pedagógico dos anos iniciais do ensino fundamental em escola pública municipal de Parnamirim/RN. 

Citas

ARAÚJO, J. A inteligência artificial e o racismo nas redes sociais (Projeto IARA). Projeto de pesquisa. Universidade Federal do Ceará, 2024.

ARAÚJO, J. O texto em ambientes digitais. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013. p. 88-115.

ALMEIDA, S. L. de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ARRUDA, R. B. L. Gênero meme e ensino de leitura: investigando o letramento multimodal crítico de alunos de língua inglesa. 2017. 204 f. Dissertação (Mestrdao em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Centro de Humanidades, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82927. Acesso em: 15 ago. 2024.

BARRETO, L. Discursos de ódio contra negros nas redes sociais. Rio de Janeiro: Pallas, 2023.

BEZEMER, J; JEWITT, C. Social semiotics. In: ÖSTMAN J. O; VERSCHUEREN, J. (Eds.) Handbook of Pragmatics. Amsterdam: Benjamins Publishing Company, 2009. p. 1–14.

BEZERRA, L. E. F. Multiletramentos e questões raciais em Everybody hates Chris: uma intervenção no ensino de inglês mediada por tecnologias digitais. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024. Disponível em: https://propeg.uern.br/ppge/default.asp?item=ppge-dissertacoes-2024. Acesso em: 3 mai. 2024.

CALLOW, J. I see what you mean. In: CALLOW, J. The shame of text to come. Sydney: Primary English Teaching Association Australia, 2013. p. 3-11.

CASTORIADIS, C. O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto, v. 3. 3ª ed. Trad. Rosa Maria Boaventura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

GARCÍA-CANCLINI, N. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Alemanha: Bielefeld University Press, 2020.

GAO, Z. A gramática da cor: consensos culturais no ensino/aprendizagem de PLE por aprendentes chineses. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa) – Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/24535. Acesso em: 21 ago. 2024.

JEWITT, C. An introduction to multimodality. In: The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2nd ed., London/New York: Routledge, 2014. p. 15-30.

KREMER, B.; NUNES, P.; LIMA, T. G. L. Racismo algorítmico. (Coleção Panorama). Rio de Janeiro: CESeC, 2023.

KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London/ New York: Routledge, 2006.

LEMKE, J. L. Textual Politics: Discourse and Social Dynamics. London: Taylor & Francis, 1995.

LIMA, B. E. M.; LIMA, C. F. de. Racismo algorítmico: vivências e percepções de influenciadores(as) digitais negros(as). Revista África e Africanidades, Ano XVI, ed. 47-48, p. 1-17, ago. a nov. 2023. Disponível em: www.africaeafricanidades.com.br. Acesso em: 28 abr. 2024.

MAGNO, M. E. da S. P.; BEZERRA, J. S. Vigilância negra: O dispositivo de reconhecimento facial e a disciplinaridade dos corpos. Novos Olhares. v. 9, n. 2, p. 45-52, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.165698. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/165698. Acesso em: 21 ago. 2024.

MOREIRA, A. O que é racismo recreativo? Belo Horizonte: Letramento, 2019.

NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. São Paulo: Letramento, 2019.

NOBLE, U. S. Algoritmos da opressão: como o Google fomenta e lucra com o racismo. Trad. Felipe Damorim. SP: Rua do Sabão, 2021.

O’NEIL, C. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça à democracia. Trad. Rafael Abraham. SP: Rua do Sabão, 2020.

PIERCE, C. M. Is bigotry the basis of the medical problems of the ghetto? In: NORMAN, J. C. (org.). Medicine in the ghetto. Nova York: Appleton-Century-Crofts, 1969. p. 301–312.

PRADO, M. Fake news e inteligência artificial: o poder dos algoritmos na guerra da desinformação. São Paulo: Edições 70, 2022.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 112–123, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.1.112-123. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16691. Acesso em: 21 ago. 2024.

SANTAELLA, L. A inteligência artificial é inteligente?. São Paulo: Edições 70, 2023.

SILVA, T. Racismo Algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. São Paulo: Edições SESC, 2022.

SUE, D. W. Microaggressions in everyday life: race, gender, and sexual orientation. Hoboken, New Jersey: John Willey & Sons, 2010.

TRINDADE, L. V. Discurso de ódio nas redes sociais. São Paulo: Jandaíra, 2022.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (ed.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York/London: Routledge, 2011a. p. 668-682.

VAN LEEUWEN, T. The language of colour: an introduction. London: Routledge, 2011b.

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

ARAÚJO, J.; ARAÚJO, J. C. D. de. Racismo algorítmico e inteligência artificial: uma análise crítica multimodal. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 89–109, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13108. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13108. Acesso em: 21 nov. 2024.