CONEXÕES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERATURA DIGITAL

Autores

  • Áurea Maria Brandão Santos, UniRitter
  • Letícia Granado Gross, UniRitter
  • Marcelo Macêdo Spalding, UniRitter

Palavras-chave:

Tecnologias, Letramento digital, Literatura digital

Resumo

Desde a segunda metade do século XX, as discussões sobre as tecnologias da informação e o seu impacto sobre a educação têm sido constantes e acaloradas. As tecnologias prosseguem em transformação. A sociedade, sobretudo os jovens, têm apresentado mudanças significativas no seu modo de agir e de se relacionar.
Entretanto, na educação ainda se percebe um distanciamento de todas essas transformações. O foco deste artigo está nos impactos que os avanços tecnológicos exerceram na escrita, na leitura e no objeto de ler. Foram trazidas reflexões sobre a coexistência do texto impresso e do texto multissemiótico. Faz-se uma abordagem sobre os letramentos digitais e, principalmente, destaca-se o acesso a eles como condição para uma participação efetiva na sociedade contemporânea. Por fim, são apresentadas produções da Literatura Digital para o trabalho com o ensino de língua portuguesa na escola. Considera-se que os temas em exposição se conectam e estão representados pela Literatura Digital. A partir das discussões aqui propostas, se quer demonstrar que a tecnologia amplia possibilidades e, se bem conduzida, pode ser uma grande aliada na construção do conhecimento.

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Referências

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

SANTOS, Áurea M. B.; GROSS, L. G.; SPALDING, M. M. CONEXÕES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERATURA DIGITAL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 117–130, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1544. Acesso em: 7 nov. 2024.