Amor e Educação Libertadores em bell hooks

Auteurs

  • Halina Leal Universidade Regional de Blumenau

Mots-clés :

bell hooks, amor, educação, gênero, raça.

Résumé

bell hooks desenvolve suas reflexões sobre o amor e a educação, articulando questões teóricas com demandas de grupos socialmente subalternizados. hooks parte de experiências de quem vivenciou o lugar da margem na sociedade. Com suas narrativas reflexivas, ela nos convoca a pensar o amor e a educação para além de perspectivas egóicas e autocentradas para pensá-los enquanto campos de atuação política. Nessa perspectiva, buscarei analisar alguns aspectos do amor e da educação segundo a pensadora, com vistas à análise e compreensão da contribuição desses conceitos para a superação de distintas formas de opressão e de dominação sociais.

Palavras-chave: bell hooks, amor, educação, gênero, raça.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DAVIDSON, Maria del Guadalupe and YANCY, George (eds.) Critical Perspectivas on bell hooks. New York and London: Routledge, 2009.

hooks, bell. Salvation: Black People and Love. New York: Harper Perennial, 2001.

_________. Communion: The Female Search for Love. New York: Harper Perennial, 2003.

_________. Outlaw Culture. Resisting Representations. Nova Iorque: Routledge, 2006.

hooks, bell. Teaching Community: a pedagogy of hope. New York and London: Routledge, 2003.

_________. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade; tradução Marcelo Brandão Cipolla. Rio de Janeiro: Editora Martins Fontes WMF, 2017. (1994)

_________. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020a. (2013)

_________. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020b. (2000)

_________. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

Téléchargements

Publiée

2022-07-11

Comment citer

LEAL, H. Amor e Educação Libertadores em bell hooks. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 1, p. eK22014, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8226. Acesso em: 23 juill. 2024.