A Teoria como prática libertadora na obra de bell hooks “Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade”:
Uma análise à luz da perspectiva decolonial
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DECOLONIALIDADE, MULHERES NEGRASResumo
O artigo busca discutir a educação a partir do livro de bell hooks “Ensinando a transgredir: a educação como pratica da liberdade”, trazendo questões que nos permitam compreender o papel da educação atuante no enfrentamento de práticas de ensino que reforçam poder e dominação. Pretende-se promover um debate de forma a confrontar o ensino que ainda é permeado por uma pedagogia tradicional e um currículo eurocêntrico. Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o artigo propõe-se a discutir o quanto uma pedagogia revolucionária e anticolonial é necessária para não reforçar os sistemas de dominação no campo do saber; e a contextualizar a importância do pensamento decolonial para transformar o sistema de ensino.
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