A Teoria como prática libertadora na obra de bell hooks “Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade”:

Uma análise à luz da perspectiva decolonial

Autores

  • ADRIANA SOUZA SIMÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • LOIANE PRADO VERBICARO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • RAQUEL AMORIM DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DECOLONIALIDADE, MULHERES NEGRAS

Resumo

O artigo busca discutir a educação a partir do livro de bell hooks “Ensinando a transgredir: a educação como pratica da liberdade”, trazendo questões que nos permitam compreender o papel da educação atuante no enfrentamento de práticas de ensino que reforçam poder e dominação. Pretende-se promover um debate de forma a confrontar o ensino que ainda é permeado por uma pedagogia tradicional e um currículo eurocêntrico. Por intermédio de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o artigo propõe-se a discutir o quanto uma pedagogia revolucionária e anticolonial é necessária para não reforçar os sistemas de dominação no campo do saber; e a contextualizar a importância do pensamento decolonial para transformar o sistema de ensino.

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

SOUZA SIMÕES, A.; PRADO VERBICARO, L.; AMORIM DOS SANTOS, R. A Teoria como prática libertadora na obra de bell hooks “Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade”: : Uma análise à luz da perspectiva decolonial. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 1, p. eK22015, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8214. Acesso em: 4 nov. 2024.