Sobre a educação como prática de liberdade:

Lições e diálogos entre Paulo Freire e Bell Hooks

Autores

  • Maria Helena Silva Soares
  • Roberta Liana Damasceno Costa

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v16i2.6592

Palavras-chave:

Liberdade, Paulo Freire, Bell hooks, Ideologia neoliberal

Resumo

Pensar a Educação como prática de liberdade motiva a escrita deste texto. Articula-se a proposta de uma pedagogia libertadora através das aproximações dos escritos, práticas e vivências dos educadores Paulo Freire e bell hooks como um campo de conhecimento e possibilidade para a práxis docente. As contribuições teóricas de Freire e hooks nos permitem pensar a educação em uma perspectiva de classe, raça e gênero no sentido de uma tomada de consciência e, ao mesmo tempo, construção de subjetividade e linguagem de uma diversidade antes desconsiderada pela economia de saberes.  Consideramos que a ação pedagógica é também política e ao nos apropriamos do diálogo tecido entre Paulo Freire e bell hooks no intuito de resgatar em nós, educadores, o compromisso de confrontar nossas práticas pedagógicas, travamos uma luta de fundamental importância que é o distanciar do campo educacional da ideologia neoliberal.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

SILVA SOARES, M. H. .; DAMASCENO COSTA , R. L. . Sobre a educação como prática de liberdade:: Lições e diálogos entre Paulo Freire e Bell Hooks. Kalagatos , [S. l.], v. 16, n. 2, p. 129–145, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v16i2.6592. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6592. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos