bell hooks:
pedagogia engajada, pensamento crítico e prática da liberdade
Palavras-chave:
Pensamento crítico, pedagogia engajada, sabedoria prática, bell hooks, educação libertadoraResumo
O presente artigo apresentará um recorte do pensamento de bell hooks, tendo como fonte um dos livros de sua trilogia pedagógica, Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. O objetivo é situar seu envolvimento com o ensino enquanto criança crescida na sociedade segregacionista dos Estados Unidos e, já adulta, nas faculdades para brancos e, também, como esse envolvimento a sensibilizou e a fez compreender o poder do conhecimento e a levou à escolha de uma educação para a prática da liberdade. A partir desse contexto, serão caracterizadas suas principais propostas para um ensino crítico: pensamento crítico, pedagogia engajada, sabedoria prática, enfatizando também seu contraste com a educação neoliberal.
Downloads
Referências
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática; tradução Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.
HOOKS, bell.. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2013.
HOOKS, bell.. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança; tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
MARINHO, Cristiane M. Processos de subjetivação, governamentalidade neoliberal e resistência: uma leitura a partir de Michel Foucault e Judith Butler. 2020. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11098>. Acesso em 11 abr. 2022