Considerações sobre a pandemia de Covid-19 e a desescolarização da sociedade

Autores

  • Rafael Lucas de Lima Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Maria de Fátima Alves Lopes

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Desescolarização, Ivan Illich

Resumo

A Covid-19 alterou o funcionamento dos sistemas nacionais de educação. Evidenciou-se a dependência social para com as instituições escolares: impossibilitados de frequentá-las, os educandos ficaram longos períodos sem escolarização. Despreparadas para educarem seus membros, as famílias e outras instituições não supriram adequadamente suas demandas educacionais. Tal cenário suscita a reflexão sobre alternativas educacionais viáveis de serem implementadas em momentos de crise e em condições “normais”. São oportunas as reflexões de Ivan Illich, na obra Sociedade sem escolas, sobre a desescolarização. Nossos objetivos aqui são: compartilhar considerações sobre a desescolarização; e considerar possibilidades de desescolarização da educação nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTLETT, Tara; SCHUGURENSKY, Daniel. Deschooling Society 50 years later: Revisiting Ivan Illich in the era of Covid-19. Sisyphus Journal of Education, vol. 8, n. 3, p. 65-84, 2020.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

DESCARTES, René. Meditações metafísicas. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio. Ou da educação. São Paulo, Martins Fontes, 2014.

SAURÉN, Kirsi-Marja; MAATTA, Kaarina. The ritualization of progress: the schooled imagination. Journal for Critical Education Policy Studies, vol. 11, n. 3, p. 326-337.

______; ______. New educational society. The Illich’s utophy. Pulso, vol. 34, p. 29-42, 2011.

SERPA, Sandro; SANTOS, Ana Isabel; FERREIRA, Carlos Miguel. Contributions of Ivan Illich to education in a digital society. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, vol. 9, n. 2, p. 23-30, março 2020.

SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses; SOARES, Leonardo Humberto; MARIZ, Ricardo Spindola. Utopias e distopias em um cenário prospectivo entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Sisyphus Journal of Education, vol. 7, n. 3, p. 10-29, 2019.

UNICEF. Cenário da exclusão escolar no Brasil. Um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na educação. UNICEF, 2021.

UNIVERSITY, Johns Hopkins. Covid-19 Dashboard. 2020. <https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6> (acesso em 3 de fevereiro de 2022).

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

LUCAS DE LIMA, R.; ALVES LOPES, M. de F. Considerações sobre a pandemia de Covid-19 e a desescolarização da sociedade. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 1, p. eK22008, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7913. Acesso em: 16 maio. 2022.