Portal de Periódicos da UECE

Portal de Periódicos da UECE (PPU) é um projeto que visa o desenvolvimento, a democratização do acesso à pesquisa científica e a qualificação dos periódicos da Universidade Estadual do Ceará. Utilizando a plataforma Open Journal Systems (OJS) na versão 3.3.0.13, desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), objetiva a construção e a gestão de publicações periódicas eletrônicas.



##journal.journals##

Educ. Form.

The journal Educação & Formação is linked to the Graduate Programs in Education at the State University of Ceará and was created in January 2016 to publish original and unpublished articles from the results of academic research in the field of Education. Its mission is to promote exchange and debate in the national and international educational field, with a focus on the training of students and teachers in formal education contexts. The target audience for Revista Educação & Formação is researchers in the field of education, teachers in basic and higher education, postgraduate students and other professionals interested in these topics.


Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação


Prefixo DOI: 10.25023


ISSN: 2448-3583

Linguagem em Foco - Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE

Linguagem em Foco Scientific Journal

Linguagem em Foco is a Scientific Journal of the Postgraduate Program in Applied Linguistics at the Ceará State University (UECE), aimed at researchers, professors and Postgraduate students. The Scientific Journal publishes works (by doctors, masters, doctoral and master's students in co-authorship with their advisors) about language from an interdisciplinary perspective, addressing questions and theoretical-methodological approaches in the field of Applied Linguistics. It is a biannual publication, which admits special issues (with a specific call for papers or expedients). Unpublished articles and essays, interviews and reviews of newly published books and theses are admitted.

Conexão ComCiência

A revista Conexão ComCiência, vinculada aos grupos de ensino, pesquisa e extensão Crateús ComCiência e EPTEDUC, é um periódico de abordagem multi e interdisciplinar que visa a socialização das produções científicas nas diversas áreas do conhecimento. Ela é dirigida aos Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior que desejem publicizar suas investigações e experiências de formação. 


e-ISSN: 2763-5848

Tensões Mundiais/World Tensions

Tensões Mundiais

World Tensions, the academic journal oh the Nationalities Observatory, a group comprising researchers from a wide range of institutions and knowledge areas, is published bi-annually in electronic and printed form. The main objective of World Tensions is the diffusion of theorical and  empirical studies that allow a deep understanding of the way nations are constituted and internally and externally  recognized. 


The Nationalities Observatory team sees nations as socially constructed entities that legitimacy to the modern State to multilateral institutions, and to what has been called the "international community". In this way, nation building necessarily transcends endogenous processes. 


The Journal accepts on an ongoing basis original articles and book reviews that focus on the building og nations, international relations, culture, state instruments of force, nation defense, and foreign policy or related themes. Besides publishing works from well-know authors, World Tensions seeks to encourage new talents with an interest in empirical research. 

Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional - Revista IMPA

Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional

A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, chacelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculado ao grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, certificado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior. 


Qualis Capes 2017-2020: C (Não Avaliado)
Prefixo DOI: 10.51281
e-ISSN: 2675-7427

Ciência Animal

Ciência Animal

A Ciência Animal é um periódico trimestral (a partir de 2018) da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará que, desde 1991, publica artigos científicos incluindo revisões críticas sobre temas específicos, comunicações científicas e relatos de caso relacionados à medicina veterinária, zootecnia e biologia. Seu título abreviado é Cienc. Anim., que deve ser usado nas bibliografias, nas notas de rodapé, e em referências bibliográficas. 


Qualis Capes 2017-2020: B4 Biotecnologia; Biodiversidade
e-ISSN: 2178-4647 | ISSN: 0104-3773

Inovação & Tecnologia Social

Inovação & Tecnologia Social

A revista Inovação & Tecnologia Social se propõe a contribuir com as diversas formas de produção de conhecimento. A sua atuação está voltada para apoiar tanto as diferentes compreensões de processo avaliativo, quanto o desenvolvimento de tecnologias sociais. Os processos avaliativos estão presentes como forma de fortalecimento da gestão governamental e as tecnologias sociais na sua relação entre o saber acadêmico e os saberes do senso comum. Enquanto espaço de divulgação e colaboração de tais formas de conhecimento a revista deverá impulsionar os processos de participação, cidadania e democracia. 


Qualis Capes 2017-2020: B4 Ciência Política e Relações Internacionais
Prefixo DOI: 10.47455
e-ISSN: 2675-0090

O público e o privado

O Público e o Privado

O periódico O público e o privado (PP) é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Destina-se a publicar e divulgar trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros com relevância e inserção na produção de conhecimentos teóricos e empíricos na área das ciências humanas e sociais. O periódico tem como objetivo promover a produção e a socialização do conhecimento acadêmico por meio da publicação de artigos temáticos, artigos de fluxo contínuo, entrevistas, traduções, relatórios de pesquisas e resenhas. Busca,ainda, incentivar a criação, manutenção e ampliação de redes entre pesquisadores de Universidades nacionais e internacionais.


Qualis Capes 2017-2020: B2 Sociologia
Prefixo DOI: 10.52521
e-ISSN: 2238-5169 | ISSN: 1519-5481

HISTÓRIA E CULTURAS

História e Culturas

História e Culturas é a revista eletrônica semestral do Mestrado Acadêmico de História, Culturas e Espacialidades (MAHCE) da Universidade Estadual do Ceará. Tem como principal objetivo colaborar com a divulgação e discussão de materiais produzidos no campo acadêmico-científico por professores e alunos do MAHCE, bem como pesquisadores em História e áreas conexas. A revista eletrônica História e Culturas publicará artigos semestralmente. Entretanto, poderá publicar outros materiais como debates, resenhas e entrevistas. 


Qualis Capes 2017-2020: B2 História
e-ISSN: 2318-8294

Embornal

Embornal

EMBORNAL é a revista eletrônica da ANPUH-CE, fundada em 2010 e de publicação semestral. Recebe artigos de profissionais de História, além de estudantes de graduação e pós-graduação. Nosso propósito é dar espaços para textos acadêmicos e de experiências didáticas em História no ensino fundamental, médio e universitário. Embornal é uma sacola a tiracolo que os agricultores usam para carregar sementes durante o cultivo de suas terras. Essa é a intenção da publicação. Um espaço de guarda das sementes de idéias e diálogos frutíferos dentro e, principalmente, fora da academia.


Qualis Capes 2017-2020: B2 Antropologia e Arqueologia
e-ISSN: 2177-160X


Occursus - Revista de Filosofia

Occursus - Revista de Filosofia

Occursus - Revista de Filosofia tem peridiocidade semestral. Vincula-se ao departamento do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará UECE. Inserido num processo de fomentação à pesquisa dos alunos de graduação de Filosofia, bem como na discussão crítica filosófica em nossa sociedade. 


Qualis Capes 2017-2020: B3 Filosofia
e-ISSN: 2526-3676

Revista Conatus - Filosofia de Spinoza

Conatus Journal - Philosophy of Spinoza (ISSN 1981-7509)a

The Conatus Journal - Philosophy of Spinoza (ISSN 1981-7509) is an electronic journal of philosophical content, edited and maintained by GT Benedictus de Spinoza and linked to the Research Project The Political Foundation in Benedictus de Spinoza and the Academic Master's Degree Course in Philosophy at the State University of Ceará - UECE every six months.


The Conatus Journal - Philosophy of Spinoza receives original texts, the product of philosophical studies, reviews of published books and translations of texts, with the written permission of the author or copyright holder of the original work or public domain texts in accordance with current legislation. 


Qualis Capes 2017-2020: B2 Philosophy
e-ISSN: 1981-7509

Conhecer: debate entre o público e o privado

The journal Conhecer: O Debate entre o Público e o Privado is an open access biannual publication (January and August), free of charges for authors and readers, created and edited by the Graduate Program in Public Policy of the Ceará State University (UECE). As an interdisciplinary journal, Conhecer: Debate entre o Público e o Privado aims to disseminate unpublished research, through articles by professors, researchers, professionals, and students, developed in the domain of undergraduate and graduate studies in Brazil and abroad, focused on the area of Public Policy and Planning.


The journal welcomes submissions in Portuguese, Spanish, English, and French.


Target audience


The target audience of the journal Conhecer: Debate entre o Público e o Privado consists of professors, researchers, professionals, and students dedicated to the area of Public Policy and Planning.

Revista GeoUECE

Revista GeoUECE

The Revista de Geografia - GeoUECE with semiannual periodicity, is an initiative of the Graduate Program in Geography of the University of the State University of Ceará. Its main objective is to publish scientific articles, essays, debates, interviews, pedagogical practices, technical translations, unpublished reviews in Portuguese and foreign languages ​​on topics that contribute to the enrichment of the geographical debate. It is aimed at researchers, professionals and graduate students of Geography or similar areas. Its organization in the proposed sections allows the publication of materials in different formats and natures.

Educational Practices, Memories and Oralities

The journal Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (Rev.Pemo) is an interdisciplinary journal in the humanities, run by the State University of Ceará Press (EdUECE), linked to the research group of the same name - PEMO, certified by CNPQ and linked to the Graduate Program at the State University of Ceará (PPGE/UECE).


The aim of Rev.Pemo is to publish original national and international pedagogical articles and products, derived from the results of academic research, which contribute to the advancement of knowledge or the improvement of life in society.


Scientific articles derived from empirical research or literature reviews, as well as pedagogical products (technical/technological) have an emphasis on the human sciences, in an interdisciplinary way, considering teaching and learning, which collaborate with the expansion of knowledge regarding the qualification of educational practices and the valorization of memories and oralities of students and teachers in basic and higher education or in the context of non-formal education. It values education and teaching by disseminating knowledge at the interface of various degrees - Pedagogy, History, Literature, Geography, Philosophy, Social Sciences, Visual Arts and the like.


The target audience for Práticas Educativas, Memórias e Oralidades are researchers in the humanities, primary and higher education teachers, students and other professionals interested in the topics mentioned.


Práticas Educativas, Memórias e Oralidades is published bilingually online and receives submissions in Portuguese, English, French and Spanish on a continuous basis. From 2023, it will prioritize English as a second language.


Qualis Capes 2017-2020: A3 Education
DOI prefix: 10.47149
e-ISSN: 2675-519X

Boletim Cearense de Educação e História da Matemática

Boletim Cearense de Educação e História da Matemática

O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM é uma publicação em fluxo contínuo do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, que faz parte da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologias da UECE. O BOCEHM tem por objetivo tornar público artigos e relatos de experiências resultantes de estudos e pesquisas que abordem temas da Educação Matemática e/ou suas relações com a História da Matemática


Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação; Matemática / Probabilidade e Estatística
Prefixo DOI: 10.30938
e-ISSN: 2447-8504 | ISSN: 2357-8661

Ensino em Perspectiva

Teaching in Perspectives

A revista “Ensino em Perspectivas” (EnPe) é um periódico do campo de Ensino na interface com a educação, chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e editado  interistitucionalmente por docentes de quatro Universidades: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Roraima, Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca e Universidade Estadual do Ceará.


O seu objetivo é publicar artigos científicos e relatos de experiência, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias e práticas de ensino, no âmbito nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. Ademais, a EnPe possui caracter formativo, ou seja, preza pela formação de jovens editores e novos pesquisadores, adotando avaliação aberta para troca conhecimentos. 


Qualis Capes 2017-2020: C Educação
e-ISSN: 2675-9144

GPOSSHE notebooks

Os Cadernos do GPOSSHE On-line são uma publicação semestral do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE, que faz parte do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO. O GPOSSHE está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Seu objetivo é tornar público artigos resultantes de estudos e pesquisas e abordem temas de ciências humanas, em particular de educação, história e questão social, a partir das coordenadas teóricas do humanismo, do historicismo concreto e da razão dialética. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates nas referidas áreas, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as). 


Qualis Capes 2017-2020: B1 Sociologia; História; Educação
Prefixo DOI: 10.33241
e-ISSN: 2595-7880 | ISSN: 2595-7880

Kalagatos

Kalagatos - Journal of Philosophy (ISSN: 1984-9206. Qualis A3) was created in 2004, by the initiative of professors of the Post-Graduate Program in Philosophy of the State University of Ceará - PPGFIL-UECE.  Since its creation, the editors of the journal have been striving to bring to readers, every six months, new editions with unpublished articles, reviews, essays and translations, aiming at the dissemination of texts by professors and researchers of graduate programs in Philosophy and related areas, from Brazil and other countries. 


Qualis Capes 2017-2020: A3
Prefixo DOI: 10.23845
e-ISSN: 1984-9206 | ISSN: 1808-107X

Polymatheia - Philosophical Journal

Polymatheia - Journal of Philosophy  was created in 2007, according to the initiative of students and professors of the Graduate Program in Philosophy of the State University of Ceará - PPGFIL-UECE. Since its creation, the editors of the journal have been striving to bring to readers, every six months, new editions with unpublished articles, reviews, essays and translations, aiming at the dissemination of texts by professors and researchers students of graduate programs (master's and doctorate) in Philosophy and related areas, in Brazil and other countries


Qualis Capes 2017-2020: B1 Filosofia; Artes; Ensino
e-ISSN: 1808-804X | ISSN: 1984-9575

Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia

A Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) é vinculada aos Cursos de Graduação em Geografia, Química, Física, Matemática e Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará. Criada no sistema digital em junho de 2015, destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Ensino, Ciências e Tecnologia, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente de alunos dos Cursos de Geografia, Física, Química, Ciências da Computação e Matemática. A Revista é organizada em sessões de Artigos, Relatos de Experiências, Ensaios Inéditos, Resenhas, Entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário. 


e-ISSN: 2965-1670

Journal of History Bilros: History(s), Society(ies) and Culture(s)

Revista Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) é a Revista Eletrônica integrada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS e associada ao Curso de graduação em História (C.H.); Programa de Pós-Graduação em  História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE-UECE) e ao Grupo de Trabalho de História Cultural da Associação Nacional de História Secção do Ceará (GTHC/ANPUH-Ce), sendo composta por  integrantes dos DÍCTIS, do GTHC da ANPUH-Ce e discentes da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em  História da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trata-se de um periódico científico semestral que tem como objetivo contribuir e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins realizadas por historiadores, pesquisadores, professores, especialistas, mestres, doutores, pós-graduandos e graduandos.


Em meio à tessitura do fazer historiográfico, os saberes e as práticas se misturam e se confundem na narração histórica em um processo científico. Aqui compreendido como uma metáfora à renda de Bilros, esse processo constitui-se na medida em que os fios manejados pelas rendeiras, em consonância com o trato dos historiadores com suas fontes, tecem e constroem as histórias de homens, de grupos, de sociedades e de culturas no tempo histórico.


Com a demanda da divulgação de conhecimento, da carência de interlocutores e debates e da valorização do ofício do historiador, a Revista Bilros emerge em um contexto em que os recursos digitais afloram na produção do saber científico. Nesse sentido, portanto, através deste periódico, abre-se mais um caminho a ser explorado por graduandos, graduados e pós-graduados da área das ciências humanas. 


Qualis Capes 2017-2020: B1 Antropologia e Arqueologia
e-ISSN: 2357-8556

Diálogos Interdisciplinares em Psiquiatria e Saúde Mental

Diálogos Interdisciplinares em Psiquiatria e Saúde Mental - DIPSM é uma publicação da Sociedade Cearense de Psiquiatria em parceria com a Universidade Estadual do Ceará que busca contemplar  a produção de conhecimento interdisciplinar tanto no campo acadêmico como da assistência em psiquiatria e saúde mental, além de áreas afins como neurologia, geriatria e medicina de família e comunidade. 


É um  periódico eletrônico, que adota a modalidade de fluxo contínuo, avaliado por pares, de acesso aberto, sem taxa de submissão, destinado a publicação de artigos originais, comunicações breves,  memórias/história, relatos de caso/experiência e revisões ou  atualizações relevantes para a prática clínica psiquiátrica e para a atenção em saúde mental. 


Prefixo DOI: 10.59487
e-ISSN: 2965-1956

Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde - NUTRIVISA

Journal of Nutrition and Health Surveillance

Nutrivisa – Journal of Nutrition and Health Surveillance  is an electronic journal edited by the Research Group on Food and Nutrition: Science, Biotechnology and Health Surveillance of the State University of Ceará (UECE). This Journal has a multidisciplinary characteristic with a continuous publication system and accepts academic and scientific articles in the areas of Food, Food, Food Culture, Nutrition and Health Surveillance.

Qualis Capes 2017-2020: B1 Food Science; Education; Nursing; Interdisciplinary.

DOI prefix: 10.59171

e-ISSN: 2357-9617

CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História

A CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História foi criada em 2023, pelo Programa de Educação Tutorial - PET/MEC, do curso de História, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, campus da Universidade Estadual do Ceará - UECE, na cidade de Limoeiro do Norte – Ce. A Revista se destina à divulgação de artigos produzidos por pesquisadores sem oferecer restrição de titulação, podendo nela publicar discentes e docentes de História. Pautando a excelência dos conteúdos publicados, o periódico conta com uma Equipe Editorial constituída por professores-pesquisadores da área de História. 


e-ISSN: 2965-1867

Gestão & Cuidado em Saúde

The journal Gestão & Cuidado em Saúde is linked to the Health Sciences Center (Centro de Ciências da Saúde - CCS) and the Professional Master's Degree in Health Management (Mestrado Profissional em Gestão em Saúde - MEPGES) of the State University of Ceará (Universidade Estadual do Ceará - UECE). Developed in the first semester of 2023, it publishes national and international scientific articles related to the Health area, with emphasis on the areas of Health Management and Care, considering planning policies and new technologies in the area. It seeks to promote the exchange of new knowledge produced by academic-scientific institutions and to encourage scientific production that contributes to the advancement of knowledge and fosters the realization of new studies and research in the area.


e-ISSN 2965-4556

[ARQUIVADA] Políticas Públicas e Sociedade

A Revista Políticas Públicas e Sociedade foi uma revista semestral que aceitava trabalhos em português, editada por alunos do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (MAPPS/UECE), com a finalidade de publicizar as reflexões e pesquisas de alunos de pós-graduação em Ciências Sociais sob a forma de artigos, resenhas e ensaios. 


Qualis Capes 2010-2012: B3 Ciência Política e Relações Internacionais
ISSN: 1519-096X


Atualmente, a revista encontra-se ARQUIVADA, ou seja, nenhum novo trabalho será publicado neste periódico.

Cadernos de Estudos e Pesquisas do Sertão

[ARQUIVADA] Cadernos de Estudos e Pesquisas do Sertão da Feclesc/Uece

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas do Sertão foi um periódico da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Univeridade Estadual do Ceará (FECLESC-UECE). Sua organização dar-se-ou perante a subdivisão em quatro Grupos de Trabalho (GTs). Cada GT, por sua vez era orientado pelo Grupo de Pesquisa (GP) cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq. Isto é, cada GP responsabilizar-se-ou por seu GT correspondente. Dessa forma, os trabalhos submetidos deveriam guardar afinidades com um dos quatros GTs: Trabalho, Educação, Estética, e Sociedade; Linguagem, Discurso, Literatura e Edição de Texto; Natureza, Ciências e Tecnologia e História, Memória, Patrimônio e Cultura


e-ISSN: 2446-4872


Atualmente, a revista encontra-se ARQUIVADA, ou seja, nenhum novo trabalho será publicado neste periódico.