Sobre a Revista

Revista Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) é a Revista Eletrônica integrada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS e associada ao Curso de graduação em História (C.H.); Programa de Pós-Graduação em  História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE-UECE) e ao Grupo de Trabalho de História Cultural da Associação Nacional de História Secção do Ceará (GTHC/ANPUH-Ce), sendo composta por  integrantes dos DÍCTIS, do GTHC da ANPUH-Ce e discentes da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em  História da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trata-se de um periódico científico semestral que tem como objetivo contribuir e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins realizadas por historiadores, pesquisadores, professores, especialistas, mestres, doutores, pós-graduandos e graduandos.

Em meio à tessitura do fazer historiográfico, os saberes e as práticas se misturam e se confundem na narração histórica em um processo científico. Aqui compreendido como uma metáfora à renda de Bilros, esse processo constitui-se na medida em que os fios manejados pelas rendeiras, em consonância com o trato dos historiadores com suas fontes, tecem e constroem as histórias de homens, de grupos, de sociedades e de culturas no tempo histórico.

Com a demanda da divulgação de conhecimento, da carência de interlocutores e debates e da valorização do ofício do historiador, a Revista Bilros emerge em um contexto em que os recursos digitais afloram na produção do saber científico. Nesse sentido, portanto, através deste periódico, abre-se mais um caminho a ser explorado por graduandos, graduados e pós-graduados da área das ciências humanas.

ISSN: 2357-8556

Edição Atual

v. 5 n. 08 (2017): BILROS
					Visualizar v. 5 n. 08 (2017): BILROS

É com regozijo que a Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) lança ao público o seu oitavo número.  Resultado do engajamento coletivo dos discentes do Curso de História e do Mestrado Acadêmico em História e Culturas (MAHIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A Bilros divulga, nesta edição, onze escritos. Divididos nas seguintes seções: ArtigosResenhasExperiência de Ensino.

Desde o seu nascimento, a Revista Bilros busca se afirmar enquanto lugar destinado à divulgação de trabalhos sobre múltiplos vieses do espectro da construção do conhecimento em Humanidades. Sendo assim, tem-se buscado estimular as pesquisas e os pesquisadores das mais diversas formações e distintos cabedais teóricos, tornando a publicação um espaço muito rico para o desenvolvimento de debates. Por fim, a presente edição segue a sua missão e mantém a sua vocação de valorização e estímulo da transdisciplinaridade e da interdisciplinaridade entre os conhecimentos e as práticas científicas, corroborando com a pluralidade de teorias, de temas, de objetos, de metodologias e de abordagens.  

Revista Bilros, a partir desta edição, por período determinado, passará a ter periodicidade quadrimestral, ou seja, lançará três edições ao ano. Com o progressivo aumento do fluxo de textos, foi necessário aumentar a periodicidade para atender plenamente a demanda. Desde já, os que constroem o periódico agradecem a confiança creditada ao trabalho desenvolvido na divulgação científica. Assim, 

Publicado: 2017-04-25

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

Ver Todas as Edições