v. 22, n. 1

Notícias

Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

2024-08-09

Chamada para o dossiê- Filosofia e Educação nos institutos federais

 

Orgs. José Aldo Camurça de Araújo Neto (IFsertãoPE/UECE) e Rodrigo Oliveira de Araújo (IFBA)

 

A partir dos diálogos estabelecidos no grupo virtual de Professores e Pesquisadores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do país, o Filosofia na Rede FEPCT, nos propusemos a buscar sedimentar de maneira rigorosa as inquietações que permeiam o exercício profissional dos professores de Filosofia nos IFs. Trata-se de pensar a partir da elaboração de um Dossiê a relação entre Filosofia e Educação nos Institutos Federais.

Diferente das Universidades e das escolas de Ensino Médio tradicionais do Brasil, os IFs ofertam educação em mais de uma modalidade de ensino, a exemplo do Ensino Integrado, Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação. Ademais, tem em seu fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão. A combinação do atendimento a esses desafios exige um olhar muito próprio sobre o seu funcionamento e que muitas vezes escapa àqueles não estão familiarizados com a sua dinâmica. E isso não exclui os próprios docentes que aí atuam.

A proposta desse Dossiê é levar adiante um diálogo entre os diversos profissionais de Filosofia dos IFs e a sociedade. Espera-se que com este material possamos atualizar a nobre arte da conversação nos melhores moldes legados pelo pensamento filosófico, com o rigor que a disciplina nos solicita e a capacidade de escuta do outro diante das múltiplas maneiras de se pensar o ensino, a pesquisa e a extensão em Filosofia no interior dos Institutos Federais.         

Para tanto, lançamos para o próximo número da Revista Kalagatos um Dossiê acerca das reflexões em torno do tema da Filosofia nos Institutos Federais do país.

 

Prazo para envio dos artigos: 31/01/2025

 

Obs: Em virtude da solicitação de alguns colegas que necessitam converter o texto do português para a versão em língua estrangeira, o prazo de submissão dos artigos para o Dossiê “Filosofia e Educação nos Institutos Federais” fora extendido para a data de 31/01/2025.

Saiba mais sobre Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

Edição Atual

v. 22 n. 1 (2025): Atualidade do estruturalismo
					Visualizar v. 22 n. 1 (2025): Atualidade do estruturalismo
Publicado: 2025-01-02

Dossiê Atualidade do Estruturalismo

  • A estrutura do ouvido: Cicatrizes Scars

    Enrique Nuesch
    ek24001
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14540
  • A noção de estrutura em Georges Dumézil

    Marcos Alexandre Gomes Nalli
    ek24002
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14790
  • O mal-estar no estruturalismo - ambivalências da demanda por justa representação no campo da arbitrariedade do signo

    Gabriel Victor Rocha Pinezi
    ek24003
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14678
  • Em que (ainda) se pode reconhecer o estruturalismo? A via de Patrice Maniglier

    André Dias de Andrade
    ek24004
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14683
  • As estruturas estão “suspensas no ar”? Um dialogue manqué entre Louis Althusser e Claude Lévi-Strauss

    Lorena de Paula Balbino
    ek25005
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14791

Artigos

  • The influence of Hegel's philosophy on Marxist philosophical thought

    Than Thi Hanh, Phan Thi Thanh
    ek24006
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14567
  • Fundamentals and Understanding of the Democratic System in Thailand

    Chattawat Shatnataphat
    ek24007
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.13731
  • Marxist philosophy and its influence on today's world

    Pham Thi Kien
    ek25008
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14712
  • Marx and Ho Chi Minh on Educating the Young Generation: Ideological Values for the 21st Century

    Trinh Minh Thai
    ek24009
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14642
  • Human Nature in Ancient Philosophy and its Influence On Modern Philosophy

    Nguyen Thi Thu Huong, Nguyen Van Thanh, Nguyen Minh Hoan
    ek24010
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v22i1.14700
Ver Todas as Edições

Com o Apoio de: