Arte, Geometria e Simetria:

uma aplicação da Técnica de Tesselação de Escher no processo de ensino e aprendizagem

Auteurs

  • Joanderson de Almeida Reis Universidade de Uberaba
  • Lucelindo Dias Ferreira Junior Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

geometria, arte, escher, sequência didática

Résumé

Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio lógico, podendo ser explorado, por exemplo, através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo deste trabalho é apresentar a técnica de tesselação, aplicada a alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi utilizada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração. Como resultado os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher, ou seja, ‘’técnica da dentada’’,  utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo o engajamento dos alunos presentes.

Biographie de l'auteur

Lucelindo Dias Ferreira Junior, Universidade Federal do Ceará

Professor do Magistério Superior no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Russas. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador na área de Desenvolvimento de Produtos, com ênfase no Gerenciamento Ágil de Projetos de produtos manufaturados.

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Publiée

2022-12-28

Comment citer

de Almeida Reis, J., & Dias Ferreira Junior, L. (2022). Arte, Geometria e Simetria:: uma aplicação da Técnica de Tesselação de Escher no processo de ensino e aprendizagem. Conexão ComCiência, 3(1). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/9523

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