TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:

entre os aspectos formativos do licenciado e bacharel em matemática

Autores

  • Joanderson de Almeida Reis Universidade de Uberaba
  • Lucelindo Dias Ferreira Junior

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURRICULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

Objetivando estudar a formação dos licenciados e bacharéis em Matemática, buscou-se analisar e refletir, a partir de documentos legislativos e pesquisas científicas, sobre o currículo dos cursos de Matemática, embasado nas Tendências em Educação Matemática, de forma em que como podem contribuir para aproximar essas duas habilitações no que tange ao ensino e pesquisa, uma vez que apresentam uma dicotomia no fazer matemático, pois enquanto a licenciatura busca construir significados para os conceitos matemáticos, aos bacharéis, esses significados passam, muitas vezes, despercebido, dando espaço apenas à estrutura dos algoritmos. Sendo essas duas modalidades aptas a ensinar e pesquisar, é necessário que a Matemática tenha mais significado, levando a uma reflexão sobre a reformulação do currículo.

Referências

BELTRÃO, K. I.; MANDARINO, M. C. F. Evidências do ENADE - mudanças no perfil do matemático graduado. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., vol. 22, n.84, Rio de Janeiro, jul./set. 2014.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, mar. 1993.

BICUDO, M. A. V. Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Bolema, Rio Claro, v. 12, n. 13, 1999.

BITTENCOURT, J. Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais. Zetetiké, Campinas, v. 12, n. 22, p. 71-88, jul./dez. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, bacharelado e licenciatura. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2020.

JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 3, p. 623-635, 2015.

KITOR, M. M. Tendências metodológicas contemporâneas em educação matemática: uma contribuição para o curso normal de formação de docentes Secretaria do Estado de Educação.

Superintendência de Educação. In: PARANÁ. Secretaria do Estado de Educação.

Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas, 2014. Curitiba: SEEDE/PR., 2016. V. 2 (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso em: 12/10/2020. ISBN: 978-85-8015-079-7.

SILVA, C. L. A.; GODOY, E. V. Tendências de pesquisa em educação matemática que privilegiam as dimensões social, cultural e política da matemática escolar. REnCiMa, v.7, n.4, p. 128-148, 2016.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

de Almeida Reis, J., & Dias Ferreira Junior, L. (2022). TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:: entre os aspectos formativos do licenciado e bacharel em matemática. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8692

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.