O jogo de bocha como possibilidade pedagógica na Educação Física escolar

Autores

  • Saulo Kuster Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Bocha escolar, Educação Física, Inovação, Pesquisa-intervenção

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender as características e potencialidades do jogo de bocha na Educação Física escolar em uma escola do Município de Serra- ES. Fizemos, para isso, a aplicação de uma sequência didático-pedagógica de 12 aulas. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa, mais precisamente a pesquisa-intervenção. Utilizou-se como instrumento de pesquisa: fotografias, vídeos, diálogos de aula e diário de campo/aula. No percurso da sequência didática, realizou-se diálogos sobre a experiência familiar dos alunos sobre a bocha, construção de materiais para realização das aulas, organização e materialização de um campeonato de bocha escolar. Houve, ainda, a culminância avaliativa da experiência pedagógica. Observou-se a necessidade da pedagogização do jogo de bocha, adaptando-o à realidade escolar. A pesquisa mostra, também, que a bocha apresentou-se como uma prática lúdica e inovadora no campo da Educação Física, sendo capaz de melhorar aspectos técnicos e biomecânicos dos alunos de maneira divertida. 

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

Kuster, S. (2024). O jogo de bocha como possibilidade pedagógica na Educação Física escolar. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12029

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior