Arte, Geometria e Simetria:

uma aplicação da Técnica de Tesselação de Escher no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Joanderson de Almeida Reis Universidade de Uberaba
  • Lucelindo Dias Ferreira Junior Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

geometria, arte, escher, sequência didática

Resumo

Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio lógico, podendo ser explorado, por exemplo, através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo deste trabalho é apresentar a técnica de tesselação, aplicada a alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi utilizada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração. Como resultado os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher, ou seja, ‘’técnica da dentada’’,  utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo o engajamento dos alunos presentes.

Biografia do Autor

Lucelindo Dias Ferreira Junior, Universidade Federal do Ceará

Professor do Magistério Superior no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Russas. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador na área de Desenvolvimento de Produtos, com ênfase no Gerenciamento Ágil de Projetos de produtos manufaturados.

Referências

ALVES, C. M. F.. O estudo da simetria através da arte de Maurits Cornelis Escher. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2014.

BARROS, F. de C.. Pavimentações do plano: propostas lúdicas de aula. Trabalhando com ângulos internos, simetrias, isometrias, obras de arte e mediatrizes. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Matemática/Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1998a. 148 p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação. Currículo Básico Comum (CBC). 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP). ENEM: provas e gabaritos. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.

CHAVES, D. R. C.. A matemática é uma arte: Uma proposta de ensino ligando a matemática e a arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2008.

DELMONDI, N. N.; PAZUCH, V.. Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 99, n. 253, p. 659-686, set/dez, 2018.

GERHARDT, T. E. (Org.); SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.

ISOTANI, S.; BRANDÃO, L. O. O papel do professor e do aluno frente ao uso de um software de geometria interativa: iGeom. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 165-192, abr. 2013.

LEITÃO, M. R. Tesselações no ensino de geometria Euclidiana. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2015.

LIMA, R. C.; BEZERRA, F. J. B.; VALVERDE, M. A. H. Uso de materiais manipulativos: a oficina “mãe dinada” como introdução ao estudo de probabilidade e estatística. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... São Paulo: ENEM, 2016.

MLODINOW, L. A janela de Euclides: a história da geometria, das linhas paralelas ao hiperespaço. São Paulo: geração editorial, 2004.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Curriculum and evaluation standards for school mathematics. Reston: NCTM, 1989.

REYS, R. E.. Considerations for teachers using manipulative materials. The Arithmetic Teacher, vol. 18, n. 8, p. 551-558, dez. 1971.

SANTOS, M. R.; BICUDO, M. A. V. Uma experiência de formação continuada com professores de Arte e Matemática no ensino de Geometria. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1329-1347, dez. 2015.

SEMMER, S.. O Ensino De Geometrias Não-Euclidianas Usando Arte e Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Paraná, 2013.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

de Almeida Reis, J., & Dias Ferreira Junior, L. (2022). Arte, Geometria e Simetria:: uma aplicação da Técnica de Tesselação de Escher no processo de ensino e aprendizagem. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/9523

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)