IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Auteurs

  • Wanderson Ribeiro UFF
  • Larissa Christiny Amorim dos Santos unig
  • Gabriel Nivaldo Brito Constantino Universidade Iguaçu
  • Keila do Carmo Neves Universidade Iguaçu
  • Bruna Porath de Azevedo Fassarela Universidade Iguaçu
  • Miriam Maria Ferreira Guedes Universidade Iguaçu
  • Michel Barros Fassarela Universidade Iguaçu

Mots-clés :

COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.

Résumé

A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.

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Publiée

2023-09-02

Comment citer

Ribeiro, W., Christiny Amorim dos Santos, L., Brito Constantino, G. N., do Carmo Neves, K., Porath de Azevedo Fassarela, B., Ferreira Guedes, M. M., & Barros Fassarela, M. (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Conexão ComCiência, 3(3). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8490

Numéro

Rubrique

Dossiê - Tecnologia e Educação