IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Mots-clés :
COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.Résumé
A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.
Références
ANDERSON, Roy M. et al. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The Lancet, v. 395, n. 10228, p. 931-934, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (1977). Lisboa (Portugal): Edições, v. 70, p. 225, 2010.
BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum, 2020.
BRITO, Sávio Breno Pires et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020.
BROOME, Marion E. Integrative literature reviews for the development of concepts. Concept development in nursing: foundations, techniques and applications. Philadelphia: WB Saunders Company, p. 231-50, 2000.
DE ANDRADE CARNEIRO, Leonardo et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020.
DE OLIVEIRA, Wender Antonio; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde-RSF, v. 7, n. 2, 2020.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a COVID-19.Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ.,Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020.
DOSEA, Giselle Santana et al. MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO ONLINE: A OPINIÃO DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020.
FERREIRA, Francisco Glauber Peixoto et al. Uma reflexão sobre saúde mental do enfermeiro emergencista no contexto da pandemia pelo Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e704974534-e704974534, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Amostragem na pesquisa social. Gil AC, organizador. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Atlas, p. 90-109, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia Do Ensino Superior . Editora Atlas SA, 2008.
GUSSO, Hélder Lima et al. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
HONORATO, Hercules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. REDE-Revista Diálogos em Educação ISSN: 2675-5742, v. 1, n. 1, p. 208-220, 2020.
LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; DE SOUZA BEZERRA, Janete. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e2219108415-e2219108415, 2020.
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2021.
MARQUES, Lorraine Cichowicz et al. Covid-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. 2020.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza et al. Pesquisa social: teoria, metodologia e criatividade. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.
MOTTA, Lindayane Debom et al. COVID-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.
NHANTUMBO, Telma Luis. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de Covid-19: impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 25, n. 2, jul-dez, p. 556-571, 2020.
OLIVEIRA, Adriana Cristina; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução?. 2020.
OLIVEIRA, Muriel Batista et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021.
PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e652974548-e652974548, 2020.
PESCE, Lucila; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico. Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 1-19, 2021.
POLIT, D. F.; BECK, Cheryl Tatano. Using research in evidence-based nursing practice. Essentials of nursing research. Methods, appraisal and utilization. Philadelphia (USA): Lippincott Williams & Wilkins, v. 12, p. 457-94, 2006.
ROCHA, Natália Loureiro et al. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 10, n. 1, p. 13-17, 2020.
SAMPAIO, Renata Maurício. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e519974430-e519974430, 2020.
SILVA, Carla Marins et al. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.
SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. EDUFBA, 2010.
SOUZA, Cláudio José et al. As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e289974190-e289974190, 2020.
RIBEIRO, Amanda Maria Villas Boas; SERVO, Maria Lúcia Silva. DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, n. 19, p. 283-297, 2019.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020.
WORD HEALTH ORGANIZATION. Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção para doença por coronavírus (COVID-19). Interim guidance, Geneva.2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wanderson Ribeiro, Larissa Christiny Amorim dos Santos Christiny Amorim dos Santos 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.