Finitude da vida na emergência pediátrica

o processo Morte e Morrer na ótica da Teoria das Relações Interpessoais de Travelbee

Autores

  • Wanderson Ribeiro UFF
  • Larissa Christiny Amorim dos Santos unig
  • Keila do Carmo Neves
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella Universidade Iguaçu

Palavras-chave:

Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Morte

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo que tem objetivos descrever o processo de finitude da vida no setor da emergência pediátrica e identificar a percepção e atuação da equipe de enfermagem na finitude da vida no setor de emergência pediátrica. O findar da vida na infância é considerado mais doloroso que na vida adulta, já que a morte de uma criança leva a um conceito de tragédia e interrupção do ciclo da vida. Como metodologia, utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, com recorte temporal de 2009 à 2019. Conclui-se que o enfrentamento do processo morte e morrer emerge diversas complicações para equipe de enfermagem e, quando ocorre na idade pediátrica, em situações de emergência é ainda mais desfavorável e, por isso, precisa ser tratado com muito cuidado e cautela.

Referências

MATSUMOTO, Dalva Yukie. Cuidados paliativos: conceitos, fundamentos e princípios. Manual de cuidados paliativos ANCP, v. 2, p. 23-24, 2012.

PESSINI, L; HOSSNE, W. S. Terminalidade da vida e o novo Código de Ética Médica. Revista - Centro Universitário São Camilo, v.4, n.2, p. 127-129, 2010.

ANTUNES, Izabella de Oliveira; MOTA, Ingrid Stefanine Silva; SOUZA, Ana Augusta Maciel. Vivenciando a Morte na Pediatria: sofrimento da Equipe de Enfermagem. Revista Multidisciplinar das FIPMoc, n. 10, p. 04-09, 2011.

COMBINATO, D. S; QUEIROZ, M. S. Um estudo sobre a morte: uma análise a partir do método explicativo de Vigotski. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 9, 2011.

AVANCI, Barbara Soares et al. Cuidados paliativos à criança oncológica na situação do viver/morrer: a ótica do cuidar em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm, v. 13, n. 4, p. 708- 16, 2009.

OLIVEIRA, S. G, QUINTANA, A. M, BERTOLINO, K. C. O. Reflexões acerca da morte: um desafio para a enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 6, 2010.

Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2014.

Lakatos, E.M; Marconi, N.A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7. ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2010.

RODRIGUES, José Carlos. A morte como um tabu. ComCiência, Campinas, n. 163, nov. 2014

CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. 2 ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2008.

OSSWALD, Walter. Sobre a morte e o morrer. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016

MARENGO, Mariana O.; FLÁVIO, Daniela A.; SILVA, Ricardo Henrique Alves. Terminalidade de vida: bioética e humanização em saúde. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 42, n. 3, p. 350- 357, 2009.

SANTOS, Rosilene Aparecida dos; MOREIRA, Martha Cristina Nunes. Resiliência e morte: o profissional de enfermagem frente ao cuidado de crianças e adolescentes no processo de finitude da vida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 12, p. 4869-4878, 2014

SANTOS, E. C. Validação de protocolo assistencial de enfermagem para o paciente em processo de terminalidade. [Dissertação] Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2015.

PARENTONI, Camila da Costa. Atuação do enfermeiro diante da terminalidade e morte da criança e do adolescente com câncer em cuidados paliativos. [Dissertação]. Universidade de Estadual de Campinas. 2015.

LIMA, M. M. S. M. Prevalência de trauma facial em crianças e adolescentes vítimas de acidentes de trânsito. [Trabalho de Conclusão de Curso] Universidade Estadual de Paraíba. Campina Grande, 2014.

FARIA, Thais Nayara Tavares de et al. Cuidados paliativos em unidade de terapia intensiva: percepções dos profissionais de enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line, v. 11, n. supl. 5, p. 1996-2002, 2017.

RIBEIRO HERMES, Hélida; ARRUDA LAMARCA, Isabel Cristina. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 9, 2013

Downloads

Publicado

27-09-2022

Como Citar

Ribeiro, W., Christiny Amorim dos Santos, L. ., do Carmo Neves, K. ., & Azevedo Fassarella, B. P. . (2022). Finitude da vida na emergência pediátrica: o processo Morte e Morrer na ótica da Teoria das Relações Interpessoais de Travelbee. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8514

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)