O luto simbólico de universitários diante das perdas educacionais do cenário pandêmico
Palavras-chave:
Pandemia da Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Luto simbólico, Ensino SuperiorResumo
O presente artigo objetivou identificar de que forma o luto simbólico pelas perdas educacionais
durante e pós-pandemia da Covid-19 impactou a jornada acadêmica de estudantes universitários
e de que forma eles têm interpretado e significado esse luto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
de campo com uma amostra intencional de quatro estudantes universitários de dois cursos
diferentes em semestres distintos, todos de universidades públicas. Os dados, coletados através
de formulário eletrônico, foram analisados através da hermenêutica. A fundamentação teórica foi
composta por artigos e documentos sobre o Ensino Remoto Emergencial e luto simbólico. Através
da interpretação das respostas dos participantes, concluiu-se que, para além das perdas concretas,
as perdas simbólicas relativas ao espaço, ao tempo e ao campo das experiências tiveram impacto
na forma que esses estudantes percebem sua jornada educacional. Assim, torna-se imprescindível
considerar as implicações de um período tão repleto de sofrimentos e perdas imensas na Educação
pós-pandemia.
Referências
ABRAMOWICZ, Anete. Educação infantil pós-pandemia. In: ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS, Jane (org.). Profissão Docente em Questão. Salvador, Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2021. cap. Educação e pandemia, p. 103-105. ISBN: 978-65-5630-151-8. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34361/4/profiss%C3%A3o-docente-em-quest%C3%A3o_%20RI.pdf#page=97. Acesso em: 18 ago. 2023.
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – Covid-19. Brasília, DF, 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020, que altera a Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020b.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020c.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020d
CALISTA, Catarina Moreira. A construção de espaços dialógicos no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará por meio do uso da oralidade como prática pedagógica docente no contexto do Ensino Remoto e do ensino presencial. Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes. 2022. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
DACOLMO, M. Um tempo para não esquecer: a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
DE CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos. Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Olhar de professor, v. 23, p. 1-5, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (37.ª ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra, 2008.
GUERREIRO, Victória Mercya Sousa; CARVALHO, Joyce Duarte de; DIAS, Carina Araújo. Diários da pandemia: registros de universitários sobre sua saúde mental no ano pandêmico de 2021. Orientadora: Tania Vicente Viana. 2022. 23 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LOPES, F. G. et al. A dor que não pode calar: reflexões sobre o luto em tempos de Covid-19. Psicologia USP, v. 32, p. e210112, 2021
MÁXIMO, M. E. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid-19. Civitas, v. 21, n. 2, p. 235-247, mai./ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/civitas/a/sh4bXpyhyNmPgSH4snCTrKx/. Acesso em: 11 ago. 2023
MORALES, P. A relação professor-aluno: O que é, como se faz (6.ª ed.). São Paulo, SP: Loyola, 2006.
MOREIRA, Luis Henrique Albuquerque. “Amigo, estou aqui”! A importância dos vínculos afetivos para a permanência no Curso de Pedagogia tempos de pandemia da Covid-19. Orientador: Messias Holanda Dieb. 2023. 74 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
PAWLAK, Daria A.; SAHRAIE, Arash. Lost time: Perception of events timeline affected by the COVID pandemic. Plos one, v. 18, n. 5, p. e0278250, 2023.
PEINADO, Jurandir; VIANNA, Fernando Ressetti Pinheiro Marques; MENEGHETTI, Francis Kanashiro. A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 38, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/121497. Acesso em: 24 nov. 2023
SANTOS, Aline Carla Azevedo Matos et al.. Autonomia e produtividade na educação: reflexos no mal-estar e sofrimento psíquico de estudantes. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80068>. Acesso em 11 ago. 2023.
SIDI, P. de M.; CONTE, E. A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1942–1954, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.9270. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9270. Acesso em: 11 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabela de Jesus Freitas, Tania Vicente Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.