O luto simbólico de universitários diante das perdas educacionais do cenário pandêmico

Autores

  • Isabela de Jesus Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Tania Vicente Viana Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Luto simbólico, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo objetivou identificar de que forma o luto simbólico pelas perdas educacionais
durante e pós-pandemia da Covid-19 impactou a jornada acadêmica de estudantes universitários
e de que forma eles têm interpretado e significado esse luto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
de campo com uma amostra intencional de quatro estudantes universitários de dois cursos
diferentes em semestres distintos, todos de universidades públicas. Os dados, coletados através
de formulário eletrônico, foram analisados através da hermenêutica. A fundamentação teórica foi
composta por artigos e documentos sobre o Ensino Remoto Emergencial e luto simbólico. Através
da interpretação das respostas dos participantes, concluiu-se que, para além das perdas concretas,
as perdas simbólicas relativas ao espaço, ao tempo e ao campo das experiências tiveram impacto
na forma que esses estudantes percebem sua jornada educacional. Assim, torna-se imprescindível
considerar as implicações de um período tão repleto de sofrimentos e perdas imensas na Educação
pós-pandemia.

Biografia do Autor

Isabela de Jesus Freitas, Universidade Federal do Ceará

Curso de Pedagogia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9760453097558189. E-mail: isabelafreitas@alu.ufc.br

Tania Vicente Viana, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e doutora em em Educação pela mesma instituição. Professora da Faculdade de Educação (FACED) da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8414664745533930. E-mail: coordenadorataniaviana@gmail.com

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

de Jesus Freitas, I., & Vicente Viana, T. (2024). O luto simbólico de universitários diante das perdas educacionais do cenário pandêmico. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12065

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior