Impactos da pandemia da COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: um ensaio da literatura

Autores

  • Wanderson Ribeiro UFF
  • larissa Christiny Amorim dos Santos unig

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v4i3.8518

Palavras-chave:

COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.

Resumo

A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes, em (re)significar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

Ribeiro, W., & Christiny Amorim dos Santos, larissa. (2024). Impactos da pandemia da COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: um ensaio da literatura. Conexão ComCiência, 3(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i3.8518

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