TICs e extensão universitária na pandemia do Covid-19

relato de experiência com um projeto de Judô na UFT Tocantinópolis

Autores

  • Antônio Marcos Lago da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Glória Maria Oliveira Martins Farias Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10707

Palavras-chave:

Acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, Extensão Universitária, Pandemia da Covid-19, Judô

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência formativa com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em um projeto de extensão universitária de prática do Judô, sediado na Universidade Federal do Tocantins – Campus Tocantinópolis, realizado de forma remota em tempos de pandemia do Covid-19. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo, de caráter interventivo, sistematizada em três momentos: I) descrição da composição dos materiais gráficos e audiovisuais no projeto; II) estruturação dos encontros virtuais no formato de lives; III) apresentação das informações obtidas por meio da aplicação de um questionário aberto com oito participantes do projeto. A partir da análise qualitativa dos registros identificamos que o uso das TICs foram indispensáveis para a manutenção do projeto no primeiro ano da pandemia, apesar das fragilidades pontuadas, auxiliando na mediação do atendimento a comunidade universitária, proporcionando uma melhor qualidade de vida a partir da prática do Judô.

Biografia do Autor

Antônio Marcos Lago da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Educação Física - UFT

Glória Maria Oliveira Martins Farias, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Licenciada em Educação Física – UFMA

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação Física – UnB; Docente do curso de Educação Física – UFNT; Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação Física – UnB; Docente do curso de Educação Física – UFNT; Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT).

Referências

BARBOSA, Milena Cristian do Nascimento; ALMEIDA, Márcia Taynara M.; FARIAS, Mayrhon José Abrantes; SOUZA, Adriano Lopes de. Desafios e possibilidades do Estágio Supervisionado em Educação Física: a experiência com o ensino híbrido. Revista docência e Cibercultura, v. 6, p. 252-266, 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Ed. Portugal, 1994.

DÍAZ-CASTRILLÓN, Francisco Javier; TORO-MONTOYA, Ana Isabel. SARS-CoV-2/COVID-19: el virus, la enfermedad y la pandemia. Medicina y Laboratorio, v. 24, n. 3, p. 183-205, 2020.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

GUALANO, Bruno; TINUCCI, Taís. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. v. 25, p. 37-43, dez. 2011.

GUIMARÃES, Jean Augusto Coelho; GUERRA, Paulo Henrique; UENO, Deisy Terumi; CHRISTOFOLETTI, Ana Elisa Messetti; NAKAMURA, Priscila Missaki. Estudo transversal sobre uso de ferramentas virtuais para orientar a atividade física durante a COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–8, 2020.

KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do Judô. São Paulo, Pensamento: 2008a.

______. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2008b.

LORANDI, Paulo Angelo. Extensão universitária como responsabilidade social: análise de uma prática. Revista Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 148–167, 2016.

MOLINA NETO, Vicente. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo da Silva. (Org.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Edição Revisada e Ampliada. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, p.107-140, 2004.

OKAZAKI, Victor Hugo Alves; DASCAL, Juliana Bayeux; OKAZAKI, Fábio Heitor Alves; TEIXEIRA, Luís Augusto. Ciência e tecnologia aplicada à melhoria do desempenho esportivo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 143-157, 2012.

OLIVEIRA F.L.B., ALMEIDA JÚNIOR J. J. Motivations of nursing students that seek to act in extension projects: an experience at the Health Science School of Trairí/UFRN. Revista Espaço Saúde. v. 16, n. 1, 2015.

OLIVEIRA, Aldair J.; RANGEL, Alice G.; HENRIQUE, José; VALE, Wesley; NUNES, Walter J.; RUFFONI, Ricardo. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p. 156-162, 2018.

OLIVEIRA, Lucia Conde de; VIEIRA, Sâmia Barros; SOUSA, Hevelanya Albano de; NOGUEIRA, Maria Sônia Lima; BRITO, Célia Lima Machado; FERNANDES, Isabelle Rocha. Diálogos entre Serviço Social e Educação Popular: Reflexão baseada em uma experiência científico-popular. Serviço Social & Sociedade, n. 114, p. 381-397, 2013.

ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline B.; SORDI, Anne O.; KESSLER, Félix Henrique P. “Pandemic fear” and COVID-19: Mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry. v. 42, n. 3, p. 232 – 235, 2020.

PASSINI, Gabriel Katayama; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Sobre a produção de material didático para o ensino do atletismo na escola com auxilio das tecnologias da informação e comunicação. Arquivos em Movimento, v. 12, n. 2, p. 52-63, 2017.

PEREIRA, Camila Fernanda P.; SILVA, Samara Rubia; FARIAS, Mayrhon José Abrantes ; MADEIRA, Ernesto Vandré Teixeira. O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 21, p. 1, 2023.

PITANGA, Francisco José Gondim; BECK, Carmem Cristina; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Atividade física e redução do comportamento sedentário durante a pandemia do Coronavírus. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 114, n. 6, p. 1058-1060, 2020.

POSSAMAI, Vanessa Dias; SILVA, Priscilla C.; SILVA, Wagner A.; SANT`HELENA, Débora P.; GRIEBLER, Eliane M.; VARGAS, Gilvana G. de; MARTINS, Valéria Feijó; GONÇALVES, Andréa K. Uma nova realidade: aulas remotas de atividade física para idosos na pandemia de Covid-19. Revista Kairós: Gerontologia, v. 23, p. 77-98, 2020.

RAIOL, Rodolfo A. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 2804-2813, 2020.

SANTOS, Daiane Silva dos; SILVA, Pedro Herculano Santos; SANTOS, Úrsula Pérsia Paulo; SOUZA, Tatiana de; FERREIRA, Marcela Santos; SILVA, Júlio César Santos. Impactos emocionais e fisiológicos do isolamento durante a pandemia de COVID-19. Enfermería actual en Costa Rica, n. 40, 2021.

SEBRIAM, Débora Cristina. S. Utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Educação Física. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação) – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal; Universidade Nacional de Educação a Distância, Espanha; Universidade de Poitiers, França, 2009.

SOUZA, Francis Ribeiro de; MOTTA-SANTOS, Daisy; SOARES, Douglas S.; LIMA, Juliana Beust de; CARDOZO, Gustavo G.; GUIMARÃES, Luciano Santos P.; NEGRÃO, Carlos Eduardo.; SANTOS, Marcelo R. Physical Activity Decreases the Prevalence of COVID-19-associated Hospitalization: Brazil EXTRA Study. medRxiv, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas. www.uft.edu.br, 2021. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/proex/assuntos-comunitarios> Acesso em: 02, abril, 2021.

VIANA, Andrezza Farias; REIS, Bill Clinton Divino dos; COSTA, Priscila dos Anjos; SANTOS, Marlene Cunha. O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino. Conexão ComCiência, [S. l.], v. 3, n. 2, 2023.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Lago da Silva, A. M., Oliveira Martins Farias, G. M., Lopes de Souza, A., & Abrantes Farias, M. J. (2024). TICs e extensão universitária na pandemia do Covid-19: relato de experiência com um projeto de Judô na UFT Tocantinópolis. Conexão ComCiência, 4(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10707

Edição

Seção

Relato de experiência