Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)

Auteurs

  • Luiza Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Paulo Nunes Pereira Avelino Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Lúcia Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • José Roberto de Sousa Miranda Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club

Mots-clés :

Residência Pedagógica, Ensino Remoto, Prática Docente

Résumé

O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.

Références

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. A observação na pesquisa em educação:

planejamento e execução. planejamento e execução. 2015. Disponível em:

http://www.sabercom.furg.br/bitstream/1/1454/1/Texto_observacao.pdf. Acesso em:

jun. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Portaria GAB nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf. . Acesso em: 06 jun. 2021.

MASSENA, Elisa Prestes; SIQUEIRA, Maxwell. Contribuições do PIBID à Formação Inicial de Professores de Ciências na Perspectiva dos Licenciandos. Belo Horizonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4335. Acesso em: 02 mar. 2021.

NEVES, José Luís. Pesquisa Qualitativa: Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração, [s. l], v. 1, n. 3, p. 1-5, jul. 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/8171621/PESQUISA_QUALITATIVA_CARACTER%C3%8DSTICAS_USOS_E_POSSIBILIDADES. Acesso em: 09 jun. 2021.

SILVA, Maria Patricia Morais da; PINHEIRO, Fernanda Aparecida

Domingos. Relatos de experiência: conhecimentos compartilhados no

Programa Residência Pedagógica. In: III Encontro de Iniciação à Docência e

Educação Tutorial, 2019. 4 p. Anais eletrônicos. Bahia - Ceará: UNILAB. Disponível em:

http://semanauniversitaria.unilab.edu.br/submissao/gerarTrabalho.php?idTrabalho=3

Acesso em: 13 jun. 2021.

SILVA, Isabel Cristina Pereira da; SOUZA, Cristiane Fernandes de. As Contribuições do Programa de Residência Pedagógica na Formação Docente dos Licenciandos em Matemática da UFPB/Campus IV. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, Maceió-AL. Anais eletrônicos. Paraíba: UFPB, 2020. p. 1-10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3379_31082020124821.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-09-08

Comment citer

Soares, L., Pereira Avelino, P. N. ., Rodrigues da Silva , A. L. . ., & Miranda, J. R. de S. . (2021). Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP). Conexão ComCiência, 1(3). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092

Numéro

Rubrique

Relato de experiência

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.