Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:

Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais

Auteurs

  • Edivânia Oliveira Zacarias Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará
  • Rozilda Pereira Barbosa Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-8704-0560

Mots-clés :

Estágio Curricular, Ensino Remoto, Aprendizagens, Desafios

Résumé

O ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais.

Bibliographies de l'auteur

Edivânia Oliveira Zacarias, Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Etadual do Ceará

Rozilda Pereira Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Psicopedagogia pelo INTA e em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela UECE. Professora substituta na Faculdade de Educação de Crateús.

Références

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Publiée

2021-07-16

Comment citer

Oliveira Zacarias, E. ., & Barbosa, R. P. (2021). Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais. Conexão ComCiência, 1(3). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681