Regências de biologia no ensino remoto emergencial
uma experiência no programa residência pedagógica
Mots-clés :
Ensino de biologia, Formação inicial docente, Recursos digitais no ensinoRésumé
O Programa Residência Pedagógica (PRP) propicia aos estudantes dos cursos de licenciaturas a oportunidade de vivenciar experiências práticas da profissão docente. No contexto do ensino remoto emergencial, os residentes precisaram reinventar as formas de conduzir as regências, buscando torná-las mais eficientes. Com isso, o objetivo desse trabalho foi fazer um relato sobre regências de biologia realizadas no primeiro módulo do PRP em uma escola estadual de educação profissional de Crateús-CE. Houve cinco regências de forma síncrona associadas a outras atividades assíncronas que contaram com diferentes estratégias de ensino. Essa vivência envolveu turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio técnico. Na primeira regência, além da aula expositiva, foi aplicado um jogo didático, enquanto as demais regências foram acompanhadas de atividades avaliativas assíncronas. Por meio dessa experiência foi possível perceber que o ensino remoto apresenta diversas dificuldades, mas que ao mesmo tempo oferece diversas possibilidades de aprendizagem docente.
Références
ACHTERBERG, Guilherme Baumann; CENTA, Fernanda Gall; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Diversificação de recursos didáticos e o cotidiano de estudantes: preferências durante situações de aprendizagem. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020.
AGUIAR, Denise Regina da Costa; RESENDE, Me Flávia Grecco. ENSINO REMOTO. Revista Estudos e Negócios Academics, v. 1, n. 1, p. 23-32, 2021.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CARNEIRO, Talita de Mesquita; OLIVEIRA, Mário Cézar Amorim de. Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Biologia/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à Docência. Revista Conexão ComCiência, v. 1, n. 1, p. 1-28, 2021.
CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; MOTA, Maria Danielle Araújo; BARGUIL, Paulo Meireles. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e165953290-e165953290, 2020.
MENDONÇA, João Paulo Santos Neves. Contextualização e interdisciplinaridade: ensinando ciências através da hidroponia. Revista Conexão ComCiência, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
NETO, Benjamim Machado de Oliveira; PEREIRA, Anny Gabrielle Gomes; PINHEIRO, Alexsandra Alves de Sousa. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 2, n. 2, 2020.
SANTOS, Valdelina Bezerra dos; MUNIZ, Simara de Sousa; SILVA, Denyse Mota da. A importância do estágio supervisionado na formação inicial docente: relato de experiência. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 13, 2020.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020.
SILVA, Ana Carolina Oliveira; SOUSA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v. 13, n. 32, p. 85, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Edilane Ribeiro do Nascimento, Fabrício Bonfim Sudério, Cristiana de Paula Santos 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .