Formação de professores: interdisciplinaridade, letramento e direitos humanos

Autores

  • Giselle Larizzatti Agazzi Universidade Metropolitana de Santos
  • Scarlet Karen Buzzi Universidade Metropolitana de Santos
  • Núria Araújo Marques Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14485

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação inclusiva, Direitos humanos, Projeto interdisciplinar

Resumo

Vivenciar práticas inclusivas para que seja possível promovê-las em diferentes contextos é um desafio permanente no ensino superior, muitas vezes, reprodutor de uma educação freireanamente reconhecida como “bancária”. A formação inicial de professoras/es para a educação inclusiva, na perspectiva dos direitos humanos, requer que os cursos promovam experiências para as/os alunas/os construírem saberes respeitando seus repertórios e singularidades. Partindo da relação discente-docente, as professoras de um curso de Pedagogia, a partir da leitura de uma obra literária e de discussões acerca do papel das/os profissionais da educação para a superação da exclusão de estudantes nas escolas, propuseram um projeto interdisciplinar entre artes, ciências da natureza e língua portuguesa. A partir da perspectiva de Ângela Kleiman em torno da questão da leitura e interdisciplinaridade, cada área do saber assumiu percursos próprios e complementares ao longo de três meses. Contemplando os letramentos múltiplos, explorados por Roxane Rojo, as professoras partiram de uma obra literária, para discutir aspectos relacionados às três áreas envolvidas à construção dos saberes. Buscando ensinar o pensamento crítico, como quer bell hooks, o projeto culminou em uma feira de ciências e letramentos, promovendo diversas etapas formativas e o envolvimento de turmas do curso de Pedagogia. Os resultados mais evidentes afirmam que projetos interdisciplinares, pautados em letramentos múltiplos e nos direitos humanos, contribuem para construção de relações de ensino e de aprendizagem inclusivas, reflexivas e mobilizadoras do protagonismo dos/as futuros/as professores/as.

Biografia do Autor

Giselle Larizzatti Agazzi, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), graduada e licenciada em Letras. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental; professora dos cursos de Licenciatura da Universidade Metropolitana de Santos. Atua no ensino de língua, de literatura, com pesquisa em educação inclusiva e direitos humanos.

Scarlet Karen Buzzi, Universidade Metropolitana de Santos

Mestre em Educação e graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais.   Professora da Universidade Metropolitana de Santos/São Paulo, atuando nos cursos de Pedagogia e Artes Visuais.

Núria Araújo Marques, Universidade Metropolitana de Santos

Mestra em Ensino de Ciências e Matemático e graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua na Educação Básica e no curso de Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) com pesquisas em Educação Ambiental (veganismo).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CANDIDO, Antonio. “Direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul. 2004 (págs. 169 a 192).

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. São Paulo: Editora Autores associados. 2015.

FARIAS Luciana de Nazaré; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Feira de ciências como espaço de formação e desenvolvimento de professores e alunos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 3, p. 25-33, 2007.

DORNFELD, Carolina Buso; MALTONI, Kátia Luciene. A feira de ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, p. 42-58, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. (1ª edição: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

hooks, bell. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante: 2020.

KLEIMAN, Ângela. MORAES, Silvia. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.

KOSMINSKY, Luiz.; GIORDAN, Marcelo. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes do Ensino Médio. Revista Química Nova na Escola, n 15, 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a03.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.

MUNIZ, V. Lixo Extraordinário. São Paulo: G ERmakoff casa editorial, 2010.

SAVAZONI, Rodrigo. Teresa cientista em o problema de ser normal. Santos: Editora Realejo, 2020.

ROJO, R. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

13-01-2025

Como Citar

Larizzatti Agazzi, G., Karen Buzzi, S., & Araújo Marques, N. (2025). Formação de professores: interdisciplinaridade, letramento e direitos humanos. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14485

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal