Sala de aula invertida: temas transversais como estratégia ao protagonismo estudantil pós-pandemia
Mots-clés :
Metodologias ativas, Autonomia, Criticidade, Meio ambiente, AprendizagemRésumé
Este relato é resultante das experiências vivenciadas, após o período emergencial causado pelo novo coronavírus, com foco no protagonismo estudantil. Nesse sentido, tem por objetivo refletir e analisar o desenvolvimento do protagonismo de alunos do Ensino Fundamental II, através do uso da metodologia de Sala de Aula Invertida e do debate sobre os Temas Contemporâneos Transversais, com a macroárea Meio Ambiente. Trata-se de uma experiência vivenciada no ano de 2022, no componente curricular Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual do Amapá. A experiência foi desenvolvida no período de 18 a 29 de abril e utilizou-se do uso das metodologias ativas. Como resultados satisfatórios, os estudantes demostraram maior autonomia nas aulas, apresentações, curadoria de conteúdos, debates e resoluções de problemas. Considera-se que essa experiência desenvolveu alunos mais compromissados com aprendizagem individual e coletiva.
Références
ALVES DE OLIVEIRA, A.; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Y. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 60, n. 64, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/28275. Acesso em: 20 ago. 2023.
AMAPÁ. Decreto nº 1.377, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Poder Executivo do Estado do Amapá. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ap/decreto-n-1377-2020-amapa-dispoe-sobre-medidas-temporarias-de-prevencao-ao-contagio-pelo-novo-coronavirus-covid-19-no-ambito-do-poder-executivo-do-estado-do-amapa. Acesso em: 18 ago. 2023.
AMAPÁ. Decreto Nº 2.498 de 19 de junho de 2021. Estabelece critérios para retomada responsável e gradual das atividades econômicas e sociais, considerando a realidade epidemiológica e a rede assistencial dos Municípios e do Estado do Amapá, reforçando a continuidade ao enfrentamento da pandemia, tendo como foco a redução dos riscos de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), e adota outras providências. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=417515. Acesso em: 18 ago. 2023.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
BRASIL. Decreto nº 11.077, de 20 de maio de 2022. Declara a revogação, para os fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2022/decreto-11077-20-maio-2022-792685-publicacaooriginal-165326-pe.html. Acesso em: 19 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
FREITAS, Augusto; et al. (2021). Sala de aula invertida: percepções docentes e discentes a partir de um relato de experiência das aulas de Tópicos em Química na Pós-graduação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. 4. 458-481. 10.5335/rbecm.v4i1.11285.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2006.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Regulamento Sanitário Internacional. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/regulamento-sanitario-internacional/arquivos/7184json-file-1. Acesso em 19 ago. 2023.
Resolução n 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS; 2012. Brasil.
SILVA, I. P. Estilos de aprendizagem e materiais didáticos digitais nos cursos de licenciatura em matemática a distância. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, 2015.
VIEIRA, Kelmara Mendes et al. Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à prática. Educ. Teoria Prática, Rio Claro, v. 32, n. 65, e 04, 2022. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062022000100103&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 30 ago. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15719.
WOSNIAK, V.; CASTRO, C.A; PLACIDO, R. Protagonismo estudantil: a participação dos Estudantes nos espaços de debate. Cadernos CIMEAC. DOI: 10.18554/cimeac.v12i2.6224. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6224. Acesso em: 19 ago. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Suellen dos Santos Cruz, Karilane Maria Silvino Rodrigues 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .