Jogo Educativo e Consciência Socioambiental A Experiência do 'Terra em Equilíbrio' no Ensino Médio Gaúcho

Conteúdo do artigo principal

Jeane Zardo
Mateus do Nascimento

Resumo

Este relato de experiência apresenta a aplicação do jogo educativo Terra em Equilíbrio com turmas do Ensino Médio da Escola CAIC Madezatti, em São Leopoldo (RS), desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O jogo, elaborado pelos licenciandos do núcleo de Ciências Humanas, foi fundamentado nos princípios da ludicidade e da interdisciplinaridade, com o objetivo de promover reflexões críticas sobre as mudanças climáticas e a responsabilidade socioambiental. A dinâmica envolveu desafios, incentivando a tomada de decisões, o diálogo e a análise de ações humanas que impactam o meio ambiente. Os resultados apontaram o fortalecimento do pensamento crítico, da resolução de problemas e da cooperação entre os estudantes, além do aumento da consciência ambiental e do engajamento frente às problemáticas climáticas atuais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas, como os jogos pedagógicos, mostra-se uma estratégia eficaz para integrar conteúdos escolares à formação cidadã.

Detalhes do artigo

Como Citar
Zardo, J., & Nascimento, M. do. (2025). Jogo Educativo e Consciência Socioambiental: A Experiência do ’Terra em Equilíbrio’ no Ensino Médio Gaúcho. Conexão ComCiência, 6(1). https://doi.org/10.52521/revccc.v6i1.16725
Seção
Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior (2026)
Biografia do Autor

Jeane Zardo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Gestora comercial com especialização em projetos sociais e políticas públicas.

 

Mateus do Nascimento, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Agente Cultural.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Poder Executivo. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, Brasília, DF, 25 jun. 2010.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10. ed. Campinas: Papirus, 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20–29, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

SILVA, Beatriz Amorim da; SANTOS, Gessiane Leite dos; ARAÚJO, Wanna Santos de. O PIBID e a contribuição dos jogos didáticos no ensino de Ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 10., 2024, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112783. Acesso em: 23 jun. 2025.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.