Sala de aula invertida: temas transversais como estratégia ao protagonismo estudantil pós-pandemia
Mots-clés :
Metodologias ativas, Autonomia, Criticidade, Meio ambiente, AprendizagemRésumé
Este relato é resultante das experiências vivenciadas, após o período emergencial causado pelo novo coronavírus, com foco no protagonismo estudantil. Nesse sentido, tem por objetivo refletir e analisar o desenvolvimento do protagonismo de alunos do Ensino Fundamental II, através do uso da metodologia de Sala de Aula Invertida e do debate sobre os Temas Contemporâneos Transversais, com a macroárea Meio Ambiente. Trata-se de uma experiência vivenciada no ano de 2022, no componente curricular Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual do Amapá. A experiência foi desenvolvida no período de 18 a 29 de abril e utilizou-se do uso das metodologias ativas. Como resultados satisfatórios, os estudantes demostraram maior autonomia nas aulas, apresentações, curadoria de conteúdos, debates e resoluções de problemas. Considera-se que essa experiência desenvolveu alunos mais compromissados com aprendizagem individual e coletiva.
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