O Debate das Relações Étnico-Raciais na Disciplina de História no Novo Ensino Médio - (BNCC): algumas problematizações

Auteurs-es

  • Marcos Cesar Alves da Mota Universidade Estácio de Sá

DOI :

https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14486

Mots-clés :

Relações étnico-raciais, História, Novo Ensino Médio, BNCC

Résumé

Este trabalho tem por objetivo analisar as problematizações envolvendo o ensino de relações étnico-raciais na disciplina de História, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio. O estudo, de natureza teórico-bibliográfica e abordagem qualitativa ao discutir a relevância do tema a partir Frigotto (2023), Mignolo (2020), entre outros ao que tratar da inclusão de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, destacando desafios e avanços. A análise evidencia que, apesar das diretrizes da BNCC, as práticas pedagógicas e os materiais didáticos ainda apresentam lacunas significativas. Constatou-se que as iniciativas para garantir a efetiva inserção dessas temáticas na educação pública são esparsas e fragmentadas, dificultando a construção de um ensino de História que contemple, de forma abrangente, as relações étnico-raciais.

Biographie de l'auteur-e

Marcos Cesar Alves da Mota , Universidade Estácio de Sá

    Professor de História – Escola estadual Hermógenes Nogueira

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Publié-e

2025-01-13

Comment citer

Cesar Alves da Mota , M. (2025). O Debate das Relações Étnico-Raciais na Disciplina de História no Novo Ensino Médio - (BNCC): algumas problematizações. Conexão ComCiência, 1(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14486

Numéro

Rubrique

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal