Projeto de extensão (NEDIMPE): aprendizagens sobre o planejamento de ensino
Mots-clés :
NEDIMPE, Planejamento de Ensino, ExtensãoRésumé
Este estudo tem como objetivo compreender que aprendizagens são constituídas pelos integrantes do Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisa em Educação - NEDIMPE sobre o planejamento de ensino. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário para os participantes buscando compreender sobre os aprendizados adquiridos no decorrer da participação no projeto, com foco em suas experiências e conhecimentos decorrentes da participação no NEDIMPE. Tivemos como base teórica a leitura e reflexão dos textos dos seguintes autores: Assis, Barros e Cardoso (2013); Conceição et al (2019); Gil (2002); Gonçalves et al (2014); Haydt (2006); Klosouski e Reali (2008); Marconi e Lakatos (2003); e Nunes e Silva (2011). Desse modo, evidencia-se que o planejamento de ensino é um momento que o professor tem para poder organizar suas próximas aulas, refletir sobre suas práticas edagógicas e desenvolver métodos de ensino.
Références
ASSIS, Renata Machado de; BARROS, Marcos Oliveira; CARDOSO, Natália Santos. Planejamento de ensino: algumas sistematizações. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20404. Acesso em: 10 ago. 2023.
CONCEIÇÃO, Joecléa Silva; SANTOS, Joelma Felix dos; MOURA SOBRINHO, Maria do Carmo Araujo; OLIVEIRA, Márjori Aparecida Rocha de. A importância do planejamento no contexto escolar. Faculdade São Luís de França. v. 4, 2019. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como encaminhar uma pesquisa?. In: GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. cap. 1, p. 17-22.
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas?. In: GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. cap. 4, p. 41-58.
GONÇALVES, Mônica Lopes; BALDIN, Nelma; ZANOTELLI, Cladir Teresinha; CARELLI, Mariluci Neis; FRANCO, Selma Cristina. (org). Elaboração de um Projeto de Pesquisa. In: GONÇALVES, Mônica Lopes; BALDIN, Nelma; ZANOTELLI, Cladir Teresinha; CARELLI, Mariluci Neis; FRANCO, Selma Cristina. (org). Fazendo pesquisa: do projeto à comunicação científica. 4. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2014. cap. 1, p. 15-56.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. O planejamento da ação didática. In: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006. cap. 4, p. 94-111.
KLOSOUSKI, Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. Revista UNICENTRO. 5. ed. 2008. p. 1-8. Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20150791017e202557996ca43b6b578e2/Klosouski_-_Planejamento_de_Ensino.pdf. Acesso em: 09 ago. 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. In: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. cap. 9, p. 174-214.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v.4, n.7, p.119-133, julho/dezembro 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em: 27 jul. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcelo Moura Magalhães, Michele Magalhães Frutuoso, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.