O ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DO TEMPO SOCIAL DAS MÃES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Autores

  • Adriana Barbosa Schneider Universidade Federal do Paraná
  • Carolyne da Silva Morais Universidade Federal do Paraná
  • Maria Paula Marciano Moraes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino Remoto e Pandemia, Tempo Social da Mulher, Mães Trabalhadoras, Sobrecarga das Mães

Resumo

A presente pesquisa ocorreu entre os meses de junho e julho de 2021, na região metropolitana de Curitiba/PR, envolvendo quatro mulheres, com idades entre 24 e 38 anos, e seus filhos. O objetivo do estudo é entender as mudanças geradas pela pandemia de COVID-19 no âmbito da educação, visando problematizar as alterações na rotina das famílias, tencionando o papel da figura materna no processo de ensino-aprendizagem remoto. A coleta de dados aconteceu por meio do envio de questionários e entrevistas estruturadas, possibilitando assim, sob a perspectiva das mães e dos estudantes, identificar as dificuldades oriundas das aulas remotas e os impactos, causados por essa nova forma de estudar, no tempo social dos entrevistados. Os resultados da pesquisa evidenciam que o ensino remoto alterou a dinâmica familiar em diversos aspectos e revelam a existência de um acentuado recorte de gênero no auxílio escolar, tanto antes como durante a pandemia.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Barbosa Schneider, A., da Silva Morais , . . C. ., & Marciano Moraes, M. P. (2023). O ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DO TEMPO SOCIAL DAS MÃES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8889

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologia e Educação