Extensão e ensino: uma trajetória até a universidade pública
Palavras-chave:
Extensão, Oficinas, Enem, UniversidadeResumo
Estruturou-se o projeto de extensão para fortalecer e democratizar o acesso à Universidade Pública, apresentando caminhos e técnicas precisas para fazer o Enem através de Oficinas interativas e online, mas práticas. Uma tentativa de fazer com que os alunos vislumbrem a Universidade Pública como possibilidade, proporcionando a ampliação da presença de outros estratos da sociedade no espaço universitário público. Partiu-se de um levantamento de dados em que se representou que as informações do Enem não chegam de maneira expressiva aos alunos por parte da escola-campo, evidenciando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no seu papel de intercambiar escola e universidade além de subsidiar transformações sociais locais.
Referências
AGRESTI, A; FINLAY, B. Métodos estatísticos para as Ciências Sociais. Porto Alegre: Penso 2012.
CARVALHO, Marco Antonio Batista; SCHRAM, Sandra Cristina. O pensar educação em Paulo Freire: para uma pedagogia de mudanças. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
CAPES. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência – Pibid. Edital nº 2/2020. Disponível em http://www.pibid.ufv.br/wp-content/uploads/06012019-EDITAL-2-2020-PIBID.pdf. Acesso em 22/03/2021.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, v. 43, p. 1239-1250, 2017.
MAIA, A. F. Notes on ideology and education. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n.3, 1998
Morgan de Aguiar Neto, J. (2021). Sucesso escolar e desigualdade social: o poder do capital subjetivo . CSOnline - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, (32), 65–88.
NOGUEIRA, Maria Alice. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 133-144, 2004.
PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda; ARANHA, Antônia Vitória (orgs). Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
PIOTTO, Débora Cristina (org.). Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.
SCHWARTZMAN, Simon. A questão da inclusão social na universidade brasileira. Universidade pública e inclusão social: experiência e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 23-43, 2008.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-370, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Antônio de Oliveira Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.