Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19

Autores

  • ROSIMEIRE MENDES RUSSO UVIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • VANESSA UECE

Palavras-chave:

AULAS REMOTAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, SARS-COV-

Resumo

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é necessário que os professores se atualizem e busquem novas ferramentas didáticas para dinamizar suas aulas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo elencar as modalidades e ferramentas didáticas de ensino usadas pelos professores de uma escola estadual na cidade de Maranguape-CE em suas aulas remotas na pandemia do COVID-19. A metodologia usada foi estudo de caso, com uma abordagem exploratória e descritiva. Constatou-se que as ferramentas utilizadas pelos docentes foram variadas, mesclando entre as estratégias didáticas que já conheciam e faziam uso dentro de sala de aula como: jogos on-line, slides, filmes, com as que não conheciam e ou que não faziam uso como: Meet, vídeos-aulas, WhatsApp, Google classroom e várias outras. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas são fortes formas de inovar os métodos de ensino para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

VANESSA, UECE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2015), no qual atuou como monitora na disciplina de Histologia e Embriologia Animal Comparada e do PRO-PET-SAÚDE e participou de projeto de iniciação científica. Mestre em Ciências Veterinárias (PPGCV) - UECE. Doutoranda no do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias. Integrante do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução de Peixes. Atua na linha de pesquisa de Reprodução Animal, com ênfase em Biotecnologia da Reprodução de Peixes (Colossoma macropomum) e genética de populações. Atualmente atua como tutora na modalidade a distância no curso de Ciências Biológicas da UECE/Universidade Aberta do Brasil no polo de Maranguape-CE.

Referências

ARAÚJO, D.B. As tecnologias educacionais e as práticas pedagógicas de professores em uma escola pública do município de Santana do Matos/RN. Disponível em: <https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5055>. Acesso em: 20 out 2020.

CONJUVE, Conselho Nacional de Juventude (2020). Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus: Destaque: Educação e aprendizagem. Disponível em:<https://www.juventudeseapandemia.com/>. Acesso em: 12 nov.2020.

CORDEIRO, M.C.; COELHO, N.B.; SARAIVA, P. M.; RODRIGUES, T.A.; PINHEIRO, A.A.G. Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia:Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte – Ceará. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_ylo=2020&q=alunos+eva%C3%A7%C3%A3o+as+salas+virtuais+estudos+remotos+pandemia&btnG=>. Acesso em: 09 nov. 2020.

DOMERASKI, M.B. O uso da tecnologia como ferramenta em sala de aula na educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão (Especialista em Informática Instrumental) - Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197902>. Acesso em : 06 jun. 2020.

GONÇALVES, E. H.; MARCO, F.F.As implicações metodológicas para a formação docente da abordagem de Tecnologias Digitais em um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/42608>. Acesso em: 21 out. 2020.

KENSKI, V. Aprendizagem Mediada pela Tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 1-10, 2003. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189118047005.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2020.

LEONARDO, E. S.; LOPES, E. C. Geração Z: O desafio de formar leitores/nativos digitais. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/1347>. Acesso em: 31 out. 2020.

MORAIS, A; P. M. Metodologias ativas: uma reflexão sobre o cenário educação básica brasileira diante da pandemia do COVID-19. In:ELIEZER, C. R; FARIA, A.J.B. Educação Sem Distância Volume 4: tecnologia e educação: do conceito à prática.Belo Horizonte: Dialética, 2020, seção 3, p. 6-22.

MORAN. J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.

NEVES,M. A.S.P. “Pandemia: um nó nos neurônios”. Revista Científica da UNIFENAS.v. 2.n.1.p.1-2,2020. Disponível em:<http://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/493/195>. Acesso em: 11 dez. 2020.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. N. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Disponível em:<https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167/pdf>.Acessado em: 31 de out. 2020.

ROSSETO,L.P., et. al.Relatos de experiências de professores do nível superior no processo de ensino -aprendizagem durante à pandemia covid-19.v. 2 n. 1 (2020): Anais do39º seminário de atualização de práticas docentes. Disponível em:<http://45.4.96.34/index.php/praticasdocentes/issue/view/148>. Acesso em: 12 out. 2020.

SEDUC. Guia de apoio aos estudos domiciliares. Ceará, 2020.

SILVA, C.C.S.C; TEIXEIRA, C. M. S. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID -19. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16897/13779>. Acesso em: 23 out. 2020.

SILVA, D. S.; ANDRADE, L. A. M.; SANTOS, S.M.P. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Disponível em: <https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7177/6592>. Acesso em: 09 nov. 2020.

SILVA,I. C. S; PRATES, T, S.; RIBEIRO, L.F.S. As Novas Tecnologias e aprendizagem : desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107/33788>. Acesso em: 06 nov. 2020.

SOARES, J. M.M.V. et al. Metodologias Ativas de Ensino: Evidências da Aplicação do Método de Caso nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração. Disponível em :<https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&as_ylo=2019&q=ensino+tradicional++em+evidencia+&btnG=>. Acesso em: 31 out. 2020.

SOUSA, T. N.; CHUPIL, H. A contribuição dos jogos lúdicos na aprendizagem de ensino da parasitologia em ciências e biologia. Revista Uningá, v.56, n.1, p.47-57, 2019. Disponível em:<http://34.233.57.254/index.php/uninga/article/view/2127>. Acesso em: 21 out 2020.

TRINDADE, H.C.S.V.; COSTA, V. A. O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI. Disponível em:<https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/127>. Acesso em: 03 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

MENDES RUSSO, R., & ALVES PEREIRA, V. . (2021). Importância das ferramentas didáticas em uma escola de ensino profissionalizante durante a Pandemia do Covid-19. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5352