Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural

: Formação de futuros professores de ciências

Autores

  • Josenaide Silva UFBA
  • Nataélia Alves da Silva UFAL
  • Geilsa Costa Santos Baptista UFBA

Palavras-chave:

Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados.

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Publicado

11-09-2023

Como Citar

Silva, J., Alves da Silva, N., & Costa Santos Baptista, G. (2023). Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências . Conexão ComCiência, 3(3). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologia e Educação