“TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”

Autores

  • Luiz Cruz Lima

Palavras-chave:

RESENHA, TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS

Resumo

Um ano é um fragmento do tempo marcado com eventos impactantes. Um livro original que vem a lume é um desses eventos. Antonio Carlos Robert Moraes nos oferece mais um de seus estudos, agora reverenciando o pensamento de um dos mais ilustres geógrafos da atualidade. Recebi-o com dupla alegria: como presente e como convite a manter a viagem pela vasta produção do destacado geógrafo brasileiro, de quem fui orientando e, com muita honra, amigo. Repito o que registra o autor: “é, antes de tudo, uma homenagem ao Professor Milton Santos” (p. 9). Se vivo estivesse, muito lhe agradaria, como intelectual e homem de idéia.

Pelo título, o autor revela sua intenção, mas explicita-a na Introdução da obra: “ território (...), selecionado para conduzir nossa análise” (p. 14). Diríamos que Moraes, com seu fôlego de fino intelectual extrapola sua “empreitada”, ampliando o limite a que se propôs: logo na Introdução, nos oferece uma periodização da produção de Milton Santos, desde o meado do século passado, quando reafirma a “convivência de posturas metodológicas díspares é uma constante em sua produção, defendida explicitamente pelo autor” (p. 12); adiante, Moraes oferece comentários de temas e conceitos das obras em análise, como marginalidade (p.48), os dois circuitos (p. 50), formação social (p. 47 e 73), região (p. 85), rede (p. 96), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

LIMA, L. C. . “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 157–158, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas