A representação de cidade em livros didáticos: uma análise do conteúdo do 4º ano do Ensino Fundamental

an analysis of the content of the 4th grade of elementary school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202203

Palavras-chave:

Geografia, Processo ensino-aprendizagem, Livro Didático, Cidade

Resumo

A abordagem da Geografia na educação básica requer algumas práticas que visam auxiliar o aluno a compreender os diferentes aspectos da disciplina, através da realidade do mundo que os cerca. Neste artigo intentou-se analisar criticamente como o conceito de cidade é abordado no livro didático de Geografia do Ensino Fundamental I(Aprender Juntos -  4° ano) e como o livro didático constitui material importante no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo da pesquisa buscou -se compreender como a construção de um conceito pode auxiliar o aluno a desenvolver um olhar crítico da sua realidade. Foi analisado e discutido sobre o conceito de cidade a partir de uma perspectiva científica para autores clássicos da geografia e por fim se investigou como o referido conceito foi abordado em livro didático específico. Para tanto, desenvolveu-se: a) Leituras da literatura específica quanto ao ensino de Geografia, a Geografia Urbana e o conceito de cidade; b) reconhecimento dos livros didáticos do Ensino Fundamental I e escolha de um material e ano/etapa de ensino a partir da abordagem do conteúdo analisado; c) análise exploratória do livro didático, seus conteúdos, abordagens, recursos e propostas de atividades; d) por fim, a conectividade da abordagem do livro didático com a literatura acadêmica. Como resultado, foi observado que há lacunas na abordagem evidenciada no livro didático, sendo necessário o professor como mediador do conhecimento em sala de aula, agregar novas ferramentas, práticas e métodos de ensino para discutir de maneira efetiva determinados conceitos geográficos, como o de cidade e urbano, em um curto prazo de 2 semestres letivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Fortunato Inácio da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professora de educação básica da rede pública de ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4972355359392235

E-mail: mariana.fortunato15@gmail.com

Marcos Antônio Silvestre Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor associado 3 do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense/Campos dos Goytacazes.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6056227961263386

E-mail: marcos.antonio.gomes@uftm.edu.br

Referências

BERNARDELLI, M. L. F. da H. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, M. E. B..; WHITACKHER, A. M. (Org.). Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão popular, 2006. p. 33-52.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARLOS, Ana Fani A. A urbanização da sociedade: questões para o debate. 2008, Anais. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. DOI: https://doi.org/10.36661/2448-1092.2008v5n8.12294

CARVALHO, Rosita Edler. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998. Disponível em:

< https://pt.scribd.com/document/423285062/Temas-Em-Educacao-Especial-Rosita-Edler-Carvalho > Acesso em: 28/08/2022.

CASTROGIOVANNI, A. C.; Goulart, L. B. A questão do livro didático em geografia elementos para uma análise. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 16, n., p. 17-20, 1998.

CAVALCANTTI, S.L. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, p.26,1998.

GONÇALVES, Amanda Regina; MELATTI, Cláudia. Instrumentos de Análise e escolha do livro didático de geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã. In: TONINI, Ivane Maria et al (Orgs.). O Livro didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017.

LENCIONI, S. OBSERVAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE CIDADE E URBANO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 109-123, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74098

OLIVEIRA, P, S. F; LOPES, D, C; SOUSA, L. M. A cidade e o urbano no ensino de geografia: considerações a partir da abordagem conceitual nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Docplayer. Disponível em: < https://docplayer.com.br/52297482-A-cidade-e-o-urbano-no-ensino-de-geografia-consideracoes-a-partir-da-abordagem-conceitual-nos-parametros-curriculares-nacionais-pcns.html> Acesso em:10/08/2022

RUA, J; SIMONI, J. C. Repensando as relações urbano- rurais no ensino escolar: um diálogo entre professores. Geo. Uerj, Rio de Janeiro, n.37, e55279, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.55729

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo. São Paulo, Hucitec, 1994.

SILVA, L.L. Aprender Juntos geografia, 4° ano: ensino fundamental, 6.ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

SJOBERG, Gideon. Origem e evolução das cidades. In: Cidades: a urbanização da humanidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. Tradução de J. Reznik.

SOBARZO, O. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, M. E. B..; WHITACKHER, A. M. (Org.). O urbano e o rural em Henri Lefebvre. São Paulo: Expressão popular, 2006. P. 53-64

TAVARES, D. A.; CUNHA, J, C. O livro didático e o ensino de geografia algumas reflexões. In: V Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade”. São Cristóvão, SE. 2011. Disponível em: < http://educonse.com.br/2011/cdroom/eixo%205/PDF/Microsoft%20Word%20-%20O%20LIVRO%20DIDaTICO%20E%20O%20ENSINO%20DE%20GEOGRAFIA.pdf >. Acesso em: 29/09/2022.

VASCONCELOS, P. de A. A cidade, o urbano, o lugar. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11 -15, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123359

JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e práticas, n.2, 1991-208, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA, M. F. I. da; GOMES, M. A. S. A representação de cidade em livros didáticos: uma análise do conteúdo do 4º ano do Ensino Fundamental: an analysis of the content of the 4th grade of elementary school. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202203, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202203. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/10002. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos