A representação de cidade em livros didáticos: uma análise do conteúdo do 4º ano do Ensino Fundamental

an analysis of the content of the 4th grade of elementary school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202203

Palavras-chave:

Geografia, Processo ensino-aprendizagem, Livro Didático, Cidade

Resumo

A abordagem da Geografia na educação básica requer algumas práticas que visam auxiliar o aluno a compreender os diferentes aspectos da disciplina, através da realidade do mundo que os cerca. Neste artigo intentou-se analisar criticamente como o conceito de cidade é abordado no livro didático de Geografia do Ensino Fundamental I(Aprender Juntos -  4° ano) e como o livro didático constitui material importante no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo da pesquisa buscou -se compreender como a construção de um conceito pode auxiliar o aluno a desenvolver um olhar crítico da sua realidade. Foi analisado e discutido sobre o conceito de cidade a partir de uma perspectiva científica para autores clássicos da geografia e por fim se investigou como o referido conceito foi abordado em livro didático específico. Para tanto, desenvolveu-se: a) Leituras da literatura específica quanto ao ensino de Geografia, a Geografia Urbana e o conceito de cidade; b) reconhecimento dos livros didáticos do Ensino Fundamental I e escolha de um material e ano/etapa de ensino a partir da abordagem do conteúdo analisado; c) análise exploratória do livro didático, seus conteúdos, abordagens, recursos e propostas de atividades; d) por fim, a conectividade da abordagem do livro didático com a literatura acadêmica. Como resultado, foi observado que há lacunas na abordagem evidenciada no livro didático, sendo necessário o professor como mediador do conhecimento em sala de aula, agregar novas ferramentas, práticas e métodos de ensino para discutir de maneira efetiva determinados conceitos geográficos, como o de cidade e urbano, em um curto prazo de 2 semestres letivos.

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Biografia do Autor

Mariana Fortunato Inácio da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professora de educação básica da rede pública de ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4972355359392235

E-mail: mariana.fortunato15@gmail.com

Marcos Antônio Silvestre Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor associado 3 do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense/Campos dos Goytacazes.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6056227961263386

E-mail: marcos.antonio.gomes@uftm.edu.br

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA, M. F. I. da; GOMES, M. A. S. A representação de cidade em livros didáticos: uma análise do conteúdo do 4º ano do Ensino Fundamental: an analysis of the content of the 4th grade of elementary school. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202203, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202203. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/10002. Acesso em: 8 maio. 2024.

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Seção

Artigos