A representação de cidade em livros didáticos: uma análise do conteúdo do 4º ano do Ensino Fundamental
an analysis of the content of the 4th grade of elementary school
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202203Palavras-chave:
Geografia, Processo ensino-aprendizagem, Livro Didático, CidadeResumo
A abordagem da Geografia na educação básica requer algumas práticas que visam auxiliar o aluno a compreender os diferentes aspectos da disciplina, através da realidade do mundo que os cerca. Neste artigo intentou-se analisar criticamente como o conceito de cidade é abordado no livro didático de Geografia do Ensino Fundamental I(Aprender Juntos - 4° ano) e como o livro didático constitui material importante no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo da pesquisa buscou -se compreender como a construção de um conceito pode auxiliar o aluno a desenvolver um olhar crítico da sua realidade. Foi analisado e discutido sobre o conceito de cidade a partir de uma perspectiva científica para autores clássicos da geografia e por fim se investigou como o referido conceito foi abordado em livro didático específico. Para tanto, desenvolveu-se: a) Leituras da literatura específica quanto ao ensino de Geografia, a Geografia Urbana e o conceito de cidade; b) reconhecimento dos livros didáticos do Ensino Fundamental I e escolha de um material e ano/etapa de ensino a partir da abordagem do conteúdo analisado; c) análise exploratória do livro didático, seus conteúdos, abordagens, recursos e propostas de atividades; d) por fim, a conectividade da abordagem do livro didático com a literatura acadêmica. Como resultado, foi observado que há lacunas na abordagem evidenciada no livro didático, sendo necessário o professor como mediador do conhecimento em sala de aula, agregar novas ferramentas, práticas e métodos de ensino para discutir de maneira efetiva determinados conceitos geográficos, como o de cidade e urbano, em um curto prazo de 2 semestres letivos.
Downloads
Métricas
Referências
BERNARDELLI, M. L. F. da H. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, M. E. B..; WHITACKHER, A. M. (Org.). Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão popular, 2006. p. 33-52.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARLOS, Ana Fani A. A urbanização da sociedade: questões para o debate. 2008, Anais. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. DOI: https://doi.org/10.36661/2448-1092.2008v5n8.12294
CARVALHO, Rosita Edler. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998. Disponível em:
< https://pt.scribd.com/document/423285062/Temas-Em-Educacao-Especial-Rosita-Edler-Carvalho > Acesso em: 28/08/2022.
CASTROGIOVANNI, A. C.; Goulart, L. B. A questão do livro didático em geografia elementos para uma análise. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 16, n., p. 17-20, 1998.
CAVALCANTTI, S.L. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, p.26,1998.
GONÇALVES, Amanda Regina; MELATTI, Cláudia. Instrumentos de Análise e escolha do livro didático de geografia pelo professor: aspectos da formação cidadã. In: TONINI, Ivane Maria et al (Orgs.). O Livro didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017.
LENCIONI, S. OBSERVAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE CIDADE E URBANO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 109-123, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74098
OLIVEIRA, P, S. F; LOPES, D, C; SOUSA, L. M. A cidade e o urbano no ensino de geografia: considerações a partir da abordagem conceitual nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Docplayer. Disponível em: < https://docplayer.com.br/52297482-A-cidade-e-o-urbano-no-ensino-de-geografia-consideracoes-a-partir-da-abordagem-conceitual-nos-parametros-curriculares-nacionais-pcns.html> Acesso em:10/08/2022
RUA, J; SIMONI, J. C. Repensando as relações urbano- rurais no ensino escolar: um diálogo entre professores. Geo. Uerj, Rio de Janeiro, n.37, e55279, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.55729
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo. São Paulo, Hucitec, 1994.
SILVA, L.L. Aprender Juntos geografia, 4° ano: ensino fundamental, 6.ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
SJOBERG, Gideon. Origem e evolução das cidades. In: Cidades: a urbanização da humanidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. Tradução de J. Reznik.
SOBARZO, O. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, M. E. B..; WHITACKHER, A. M. (Org.). O urbano e o rural em Henri Lefebvre. São Paulo: Expressão popular, 2006. P. 53-64
TAVARES, D. A.; CUNHA, J, C. O livro didático e o ensino de geografia algumas reflexões. In: V Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade”. São Cristóvão, SE. 2011. Disponível em: < http://educonse.com.br/2011/cdroom/eixo%205/PDF/Microsoft%20Word%20-%20O%20LIVRO%20DIDaTICO%20E%20O%20ENSINO%20DE%20GEOGRAFIA.pdf >. Acesso em: 29/09/2022.
VASCONCELOS, P. de A. A cidade, o urbano, o lugar. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11 -15, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123359
JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e práticas, n.2, 1991-208, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mariana Fortunato Inácio da Silva, Marcos Antônio Silvestre Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.