Modernização conservadora, pedagogia do capital e as reformas educacionais: a crise na educação brasileira

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1539

Abstract

O estudo busca analisar as bases da modernização conservadora na educação brasileira. A sistematização do contexto educacional contemplou educação básica e superior perpassando pelo crivo do programa Escola Sem Partido, a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, os ataques às universidades públicas e os cortes orçamentários que afetaram diretamente o custeio da educação brasileira. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, além de abordar um estudo documental. O materialismo histórico-dialético se configura como método de análise no presente texto. O conservadorismo expresso em suas políticas de governo denota a guerra cultural buscando dissolver o pensamento crítico dentro das instituições de ensino básico assim como superior. Esses mecanismos afetam diretamente a concepção de escola democrática, bem como de autonomia universitária.

Metriche

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Biografie autore

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor  em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação (GPOSSHE).

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Coordenador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Emmanoel Lima Ferreira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

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Pubblicato

2019-08-19

Come citare

DE PAULA, A. S. do N.; PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F.; LIMA, K. R. R.; FERREIRA, E. L. Modernização conservadora, pedagogia do capital e as reformas educacionais: a crise na educação brasileira. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–44, 2019. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1539. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/1539. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Crise da educação em tempos de neoconservadorismo