Conhecimentos elementares para a autorrevisão de textos acadêmicos e o aperfeiçoamento da escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13383

Palavras-chave:

Revisão de textos, Autorrevisão de textos, Domínio discursivo acadêmico, Textos acadêmicos

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma discussão sobre os elementos de revisão de textos que podem contribuir pedagogicamente para que autores de textos acadêmicos façam autorrevisão de seus textos. A exposição é entremeada por exemplos retirados doCurso de escrita acadêmica: aperfeiçoando seu estilo, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2022. A hipótese desenvolvida foi a de que os conhecimentos sobre revisão de textos podem colaborar com a autorrevisão dos produtores de texto. Tal hipótese se confirmou na medida em que os alunos do curso realizado demonstraram desconhecer algumas especificidades da produção de textos desse domínio discursivo, bem como indicaram um aprendizado útil aprendido no curso. A pesquisa realizada foi de natureza bibliográfica, buscando colaborar com um problema real percebido no contexto da prática docente universitária. Como possibilidade de intervenção, os resultados apontam dois caminhos: por um lado, as mudanças individuais nas disciplinas curriculares da graduação ao inserir alguns dos conteúdos do trabalho do revisor de textos em suas ementas para que os alunos se tornem mais competentes no trato com os próprios textos; por outro lado, mudanças estruturais profundas para melhoria da qualidade da educação nacional em relação as competências de produção e leitura de textos acadêmicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)

Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA/RN), vinculada ao Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) do Centro Multidisciplinar de Caraúbas; doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE); pós-doutorado concluído no Programa de Pós-graduação em Educação (UECE/FUNCAP); doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFC); psicopedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNISA); especialista em Revisão Textual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MINAS), graduada em Letras-Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); líder dos Grupos de Pesquisa Práxis e Formação Docente (UFERSA) e Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE).

Referências

BEZERRA, Ricardo José Lima. A prática educativa a partir dos seus saberes: Refletindo sobre os saberes curriculares e saberes experienciais docentes a partir de Tardif, seus colaboradores e seus comentadores. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v.3, n.1, p. 103-120, 2017.

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI,

João L. T.; PEREIRA, Rony Farto (org.) Pedagogia cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. São Paulo: UNESP-Pró-Reitoria de Graduação, 2004, p. 113-128.

HEURLEY, Laurent. A revisão de texto: abordagem da psicologia cognitiva. Scripta, Belo Horizonte, v.14, n. 26, p. 121-138, 2010.

MENESES, M. P. Os sentidos da descolonização: uma análise a partir de Moçambique. OPSIS, Goiânia, v.16, n.1, p. 26-44, jan./jun. 2016.

SGUISSARDI, Valdemar. Produtivismo acadêmico. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Livia Maria Fraga (org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação UFMG, 2010.

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Escrever na Universidade: Fundamentos. São Paulo: Parábola, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-22

Como Citar

PEREIRA, K. R. C. Conhecimentos elementares para a autorrevisão de textos acadêmicos e o aperfeiçoamento da escrita. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13383. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/13383. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)