Efeitos da accountability na educação escolar no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2077Palavras-chave:
Escola pública, Accountability, Políticas educacionais, NeoliberalismoResumo
O artigo visa entender a influência da Reforma do Estado da década de 1990 nas políticas educacionais e os efeitos da accountability na rede escolar do Ceará, mediante análise documental e revisão de literatura. O governo estadual aderiu à lógica educacional da accountability: padronização, prestação de contas e responsabilização. Isso ocasionou efeitos perversos ao excluir uma parcela populacional vulnerável: jovens com 18 anos ou mais que frequentam o turno noturno.Downloads
Publicado
06-11-2020
Como Citar
PESSOA, M. K. M.; SANTOS, J. B. F. dos. Efeitos da accountability na educação escolar no Ceará. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 105–132, 2020. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/2077. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.