Planejamento Governamental

Moçambique e Brasil em foco

Autores

Palavras-chave:

Moçambique, Brasil, Programa Quinquenal do Governo, Plano Plurianual, Planejamento governamental

Resumo

O Plano Quinquenal do Governo e o Plano Plurianual são instrumentos de planejamento em Moçambique e no Brasil. Nestes países, o planejamento governamental foi influenciado pela necessidade de redefinição do papel do Estado e de preparação da administração pública, de olhos postos ao desenvolvimento nacional. Essa conjuntura,  própria da década de 1990, derivou das transformações impostas pelo contexto internacional que levou  Moçambique a adotar o regime democrático e o Brasil a aprofundá-lo.

Biografia do Autor

José Joaquim Neto Cisne

Professor Adjunto do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará - UECE,

Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Autônoma de Madri, e mestre em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Internacional em Lisboa. joaquim.cisne@uece.br.

Catarina da Esperança Maquile de Melo

Doutoranda em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ciência Política: Governação e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Moçambique (UCM) Pesquisadora do Observatório das Nacionalidades (ON). Bolsista da CAPES-Brasil. E-mail: cmaquilemelo@gmail.com.

Guirino Dinis José Nhatave, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Relações Internacionais e Diplomacia, com especialidade em Política Externa, pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI). Pesquisador do Núcleo de Altos Estudos em Políticas de Segurança e Cidadania (NAEPS) e do Grupo de Pesquisa Dimensões de Conhecimento do Poder Judiciário, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Bolsista da CAPES-Brasil. E-mail: desgui69@gmail.com.

Ana Thais Carneiro Cisne

Mestra em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará - UFC, professora do curso de Ciências Contábeis da Centro Universitário - UNICHRISTUS. Graduada em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. E-mail: anathais_17@hotmail.com.

Downloads

Publicado

09-12-2023

Como Citar

CISNE, J. J. N.; DE MELO, C. da E. M.; NHATAVE, G. D. J.; CISNE, A. T. C. Planejamento Governamental: Moçambique e Brasil em foco. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 201–232, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/9136. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)