Efeitos da accountability na educação escolar no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2077

Palavras-chave:

Escola pública, Accountability, Políticas educacionais, Neoliberalismo

Resumo

O artigo visa entender a influência da Reforma do Estado da década de 1990 nas políticas educacionais e os efeitos da accountability na rede escolar do Ceará, mediante análise documental e revisão de literatura. O governo estadual aderiu à lógica educacional da accountability: padronização, prestação de contas e responsabilização. Isso ocasionou efeitos perversos ao excluir uma parcela populacional vulnerável: jovens com 18 anos ou mais que frequentam o turno noturno.

Biografia do Autor

Márcio Kleber Morais Pessoa, Universidade Estadual do Ceará/ Secretaria de Educação do Ceará

Márcio Kleber Morais Pessoa é graduado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, e doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará. É professor de Sociologia no ensino médio na rede estadual do Ceará.

João Bosco Feitosa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

João Bosco Feitosa dos Santos é economista, Doutor em Sociologia, professor da Universidade Estadual do Ceará no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

06-11-2020

Como Citar

PESSOA, M. K. M.; SANTOS, J. B. F. dos. Efeitos da accountability na educação escolar no Ceará. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 105–132, 2020. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v16i32.2077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/2077. Acesso em: 8 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)