A nação e os livros infantis: autoria, edição e leitura
DOI:
https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v3i4.731Palabras clave:
naçãoResumen
O artigo analisa o modo como se configurou uma idéia de nação nos primeiros livros de literatura oferecidos ao público de crianças no Brasil. O estudo confere lugar central ao processo de produção e recepção dos livros, que são suportes das escolhas editoriais, da escrita dos textos e da apropriação criativa. Tão importante quanto a construção literária da nação são as modalidades diferenciadas e plurais dos significados das obras, de acordo com a dinâmica da rede de interdependência entre as posições sociais ocupadas pelos produtores, seus esquemas de pensamento e ação, e a partilha envolvida nos usos e representações
feitas pelos leitores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 CC Attribution 4.0

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.