v. 4 n. 6 (2008): Tensões Mundiais

					Visualizar v. 4 n. 6 (2008): Tensões Mundiais

Nesta edição, Miroslav Hroch examina os vínculos entre a construção da nacionalidade e a escrita da “história nacional” e Otávio Velho questiona o modelo convencional de modernidade, que no campo político se manifesta no Estado-nação. Merece destaque a contribuição de quatro pesquisadoras: Ana Roland, provocada pelo filme Amarelo Manga, discute os laços entre cinema e literatura; Odileiz Cruz estuda as formas de vida dos indígenas de Raposa Serra do Sol e a absorção de novos elementos culturais; Daniele Ellery e Léa Carvalho investigam a formação das nacionalidades em Cabo Verde e Guiné Bissau.

Artistas dessa edição

Francisco Sérgio Sales Pinheiro (Sérgio Pinheiro) nasceu em Jaguaribe (CE) em 1949. Ainda jovem, aprende
múltiplas técnicas artísticas com Zenon Barreto e viaja para o Rio de Janeiro, onde estuda comunicação visual no Museu de Arte Moderna. Na década de 1980, obtém o diploma de mestre em artes plásticas na Universidade de Paris. Participa do Salão dos Independentes, da Exposição de Artistas Latino-Americanos e do evento Art en Boite que acontece em diversos países, além de realizar exposições individuais. Mantém relação profissional com a Galeria Denise René, porta de entrada dos que se interessam pelo construtivismo no mundo artístico. Em 2007, comemora quarenta anos de pintura no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresentando, com a ajuda de recursos digitais, o tema que desenvolve atualmente: Os Ambulantes.

Publicado: 27-04-2008

Editorial

  • Editorial

    Monica Dias Martins
    06 - 13
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6.815

Artigo

  • Reflexões sobre a história nacional o caso da Europa no século XIX

    Miroslav Hroch
    14-29
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.707
  • A comunicação como paradigma da experiência religiosa

    Otávio Velho
    45-77
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.753
  • A sociologia vê o cinema? Uma janela para ver as cores berrantes de Amarelo manga.

    Ana Maria Roland
    78-116
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.709
  • Os Ingarikó (Kapon) Terra Indígena Raposa Serra do Sol

    Odileiz Cruz
    117 - 188
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.773
  • Trânsitos identitários a formação das nacionalidades em Cabo verde e Guiné-Bissau

    Daniele Elerry Mourão, Lea Carvalho Rodrigues
    189-216
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.711
  • Políticas externa e nuclear da Índia entre 1947 e 1964

    Cláudio E. Ferreira
    217 - 294
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6.817
  • Raça e Eleição nos EUA comentário aos discurso de Obama

    Jeffrey Frank
    295-334
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.712

Poesia

  • Mahmoud Darwich, o poeta da nação palestina

    Sued Castro Lima
    371 - 382
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6.814

Resenhas

  • Jefazo - retrato íntimo de Evo Morales

    Clayton Mendonça Cunha Filho
    390-393
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.715
  • O universalismo europeu a retórica do poder

    Sebastião André Alves de Lima Filho
    383-389
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.714
  • Da Itália à Coreia decisões sobre ir ou não ir à guerra

    Suellen Lannes
    349 - 400
    DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.776