v. 3 n. 4 (2007): Tensões Mundiais

Apresentamos nesta edição uma entrevista com Miroslav Hroch. Este eminente historiador tcheco fala de seu percurso familiar e acadêmico, comenta os movimentos nacionais do século XIX, discute o patriotismo sob o regime socialista, o “novo nacionalismo” da Europa pós-comunista e as repercussões da integração europeia sobre os processos nacionais. Fruto de investigações em curso no Observatório das Nacionalidades, oferecemos dois artigos de seus coordenadores: Mônica Martins explora os estreitos vínculos entre as diretrizes estratégicas do Banco Mundial e as experiências guerreiras estadunidenses; Manuel Domingos estuda o papel do general francês Maurice Gamelin na modernização do Exército brasileiro.
Artista dessa edição
O quarto número de Tensões Mundiais apresenta as obras do artista plástico João Sérgio Sousa Lima (09/9/1946). Sua primeira exposição individual retratava os conturbados acontecimentos políticos de 1968.
Neste ano, transferiu-se de Fortaleza para o Rio de Janeiro, onde participou do movimento artístico da cidade, estudou com Maria Bonomi e realizou trabalhos de criação visual. Na década de 1970, iniciou sua fase ecológica, denunciando as agressões aos espaços urbanos, a poluição nos rios e a devastação de florestas, o que lhe conferiu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Sérgio continua atuante no mundo das artes.