A nação e os livros infantis: autoria, edição e leitura

Autores

  • Andrea Borges Leão

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v3i4%20jan/jun.731

Palavras-chave:

nação

Resumo

O artigo analisa o modo como se configurou uma idéia de nação nos primeiros livros de literatura oferecidos ao público de crianças no Brasil. O estudo confere lugar central ao processo de produção e recepção dos livros, que são suportes das escolhas editoriais, da escrita dos textos e da apropriação criativa. Tão importante quanto a construção literária da nação são as modalidades diferenciadas e plurais dos significados das obras, de acordo com a dinâmica da rede de interdependência entre as posições sociais ocupadas pelos produtores, seus esquemas de pensamento e ação, e a partilha envolvida nos usos e representações
feitas pelos leitores.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

LEÃO, A. B. A nação e os livros infantis: autoria, edição e leitura. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 391–428, 2018. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v3i4 jan/jun.731. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/731. Acesso em: 11 out. 2024.

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