Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3666

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O estágio supervisionado é um componente fundante na formação docente que oportuniza reflexão acerca da ação educativa. Portanto, esse estudo possui abordagem qualitativa e é caracterizada como relato de experiência, sendo desenvolvido no quarto estágio como componente curricular obrigatório, que corresponde a fase do Ensino Médio, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus de Iguatu-CE. Assim, os seguintes resultados foram obtidos: 1) Devido discrepância de idade dentro das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o planejamento das aulas pode vir a ser um processo complexo, e 2) Durante a educação acadêmica inicial, os futuros professores não são devidamente preparados para trabalhar com esse público. Contudo, concluiu-se que ainda são necessárias alterações no sistema educativo, pois é preciso que o professor veja formas de adaptações e reflexões voltadas para o público da EJA.

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Biografia do Autor

Sabrina Souza Augusto, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri. Integrante do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Motora.

Contribuição de autoria: Referencial teórico em relação as categorias Estágio Supervisionado e Educação de Jovens e Adultos, coleta dos dados, descrição dos métodos utilizados na pesquisa, discussão dos dados e considerações finais.

Leandro Alencar de Andrade, Universidade Regional do Cariri

Graduando em Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do Cariri. Bolsista de pesquisa (PIBIC-URCA).

João Paulo Holanda da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduando na Universidade Regional do Cariri. Monitor do projeto de extensão: Dança de Salão no Espaço Acadêmico

Alessandra de Oliveira Maciel, Universidade Estadual do ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Técnica em Educação na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Membro do Grupo de Pesquisa Instrumento, Modelo e Política em Avaliação Educacional (IMPA/UECE/CNPq).

Nárgila Mara da Silva Bento, Universidade Regional do Cariri

Professora Substituta na Universidade Regional do Cariri – URCA/Iguatu-Ce. Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal Vale do São Francisco (UNIVASF).

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

AUGUSTO, S. S.; ANDRADE, L. A. de; SILVA, J. P. H. da; MACIEL, A. de O.; BENTO, N. M. da S. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233666, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3666. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3666. Acesso em: 22 dez. 2024.