Uma perspectiva autorreflexiva sobre experiências formativas docentes de dois professores iniciantes no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3511

Palavras-chave:

Docência no Ensino Superior, Experiências formativas docentes, Reflexão autoformativa

Resumo

O presente estudo propõe-se a tecer reflexões sobre o aprendizado docente de dois professores iniciantes no ensino superior, interlocucionando o percurso inicial de atuação docente no Ensino Superior e o aprendizado docente através de experiências formativas obtidas durante uma disciplina voltada a conceitos fundamentais sobre a formação de professores no Curso de Doutorado em Educação. Esta pesquisa, ancorada em Candau (1984), Delory-Momberger (2014); Josso (2004); Sacristán (1999), Tardif (2010) entre outros, parte do método autobiográfico, no qual a descrição da própria trajetória no ensino superior é o fio condutor das reflexões teórico-práticas. Consideramos que é nas experiências significativas que saberes referenciais para a prática docente são adquiridos e dominados e novos significados sobre a docência são construídos, bem como novos sentidos para a formação anteriormente constituída; para consolidar as experiências formativas, o exercício autobiográfico deve se coadunar com o desenvolvimento de uma contínua atividade de racionalidade reflexiva por parte dos docentes em formação.

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Biografia do Autor

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação (2017) e Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Estuda e desempenha pesquisas científicas na área educacional, principalmente sobre História da Educação no Brasil e no Ceará, Educação de Mulheres, Biografia, Escola Pública e Formação de Professores. Desde de 2016 atua como colaboradora do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades e organizadora do Seminário de Práticas educativas, Memórias e Oralidade.

Augusto Ridson de Araújo Miranda, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando, Mestre em Educação e Especialista em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do GT de Ensino de História da ANPUH CE (2016-2018/2018-2020). Professor efetivo da rede estadual pública cearense.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

FREIRE, V. C. C.; MIRANDA, A. R. de A. Uma perspectiva autorreflexiva sobre experiências formativas docentes de dois professores iniciantes no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–18, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3511. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3511. Acesso em: 22 dez. 2024.