Do refeitório ao varejo: um olhar para o ambiente alimentar e para os escolares em escolas públicas de um município brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.15580Palavras-chave:
Alimentação escolar, Programas e políticas de nutrição e alimentação, Educação Alimentar e Nutricional, Acesso a alimentos saudáveis, Estado nutricionalResumo
O ambiente alimentar escolar pode ser considerado todo espaço em que os escolares interagem com alimentos, dentro e ao redor da escola. Objetivou-se descrever ambientes alimentares e indicadores antropométricos do estado nutricional de escolas públicas elementares de um município brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório descritivo realizado nos anos de 2023 e 2024, em quinze escolas municipais com crianças de sete a doze anos de idade de Araraquara, São Paulo, Brasil. As coletas de dados foram em etapas, sob a responsabilidade da pesquisadora principal e uma iniciante científica, dada por auditorias com ferramentas de checklist de presença/ausência, diário de campo e a geolocalização. Os escolares tiveram a classificação antropométrica do estado nutricional e entrevistas em profundidade foram realizadas com atores do ambiente alimentar escolar. Os dados foram descritos em narrativas e medidas descritivas, e uma árvore de problemas ilustrou os achados das entrevistas. Das quinze escolas auditadas, até 50% (n=7) tinham projetos educativos e em até 90% (n=13) as refeições eram atrativas. Ao redor das escolas, existiam 221 estabelecimentos: 95% (n=210) formais e 15% (n=11) informais. Dos 1816 escolares segundo o escore-z apresentaram: 60% (n=1099) Índice de Massa Corporal (IMC) normal, 10% (n=177) obesidade (peso) e 99% (n=1806) estatura normal. Das 43 entrevistas, foi percebida a importância da alimentação escolar como principal nutrição para os escolares, diante da insegurança alimentar. Os achados apontam a necessidade de ações intersetoriais sustentáveis de demandas entre escolas rurais e urbanas. Sugere-se que os novos estudos realizem metodologias para o entendimento multifacético dos ambientes alimentares escolares.
Referências
ALVES, M.; FERREIRA, R.; PALOMA. A influência da família e meio social na formação do hábito alimentar do pré-escolar e escolar. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, p. e19912642202-e19912642202, 20 jun. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i6.42202
ARARAQUARA. Lei Municipal nº 11.296, de 31 de julho de 2024. Institui a Política Municipal de Educação Alimentar nas Escolas e Conscientização sobre a Obesidade Infantil. Diário Oficial do Município de Araraquara, Araraquara, SP, 31 jul. 2024. Disponível em: https://www.araraquara.sp.gov.br.
ARARAQUARA. Lei Complementar nº 18, de 17 de dezembro de 1997. Dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Araraquara. Diário Oficial do Município de Araraquara, Araraquara, SP, 17 dez. 1997. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/codigo-de-posturas-araraquara-sp.
ARAÚJO, A. H. A; SOUZA, M.N.A; ARAUJO, A.L.M.B; VALDEVINO, M.E.S; GOMES, G.A.M; LIBERALINO, I.R.T; COSTA, C.L.F; ARAUJO, I.M.M; FREIRE, Y.F.L; GOMES, F.G; NETO; J.B.O; LEITÃO, C.M; JUNIOR, U.M.L. Estratégias eficazes para prevenir e tratar a obesidade infantil: uma revisão integrativa. Revista Contemporânea, v. 4, n. 8, p. e5329–e5329, 7 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV4N8-027
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977
BASTOS, T. S.; BEZERRA, J. A. B.; SIQUEIRA, A. C. P.; MOURA, F. N. de S. caracterização profissional e práticas de EAN desenvolvidas por nutricionistas do PNAE-CE. Revista Políticas Públicas & Cidades, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e1136, 23 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.23900/2359-1552v13n2-207-2024
BERG, B. L.; LUNE, H. Qualitative research methods for the social sciences. Harlow: Pearson, 2012.
BRAGA, M. C. S.; NOGUEIRA, L. R.; OKUIZUMI, A. M.; ROCHA, N. O.; ALMEIDA, A. R. de; MAXIMINO, P.; FISBERG, M. Seletividade alimentar e o papel da escola: crianças que frequentam regularmente a escola apresentam maior repertório alimentar? Medicina (Ribeirão Preto), [s. l.], v. 54, n. 3, p. e–172886, 20 de dez. 2021 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.172886
BICALHO, D; LIMA, T.N; SANTOS, T.S.S; SLATER, B. Desenvolvimento e validação de indicadores de desempenho da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 1, p. 335–349, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.35782020
BRASIL. Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei 8913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 17 jun. 2009.
CANUTO, P. J.; MEDEIROS, C. C. M.; VIANNA, R. P. de T.; OLINDA, R. A.; PALMEIRA, P. de A.; CARVALHO, D. F. de. Associação entre o ambiente obesogênico e a ocorrência de sobrepeso/obesidade em adolescentes escolares. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e229996984, 16 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6984.
CASTRO, E. DE; OLIVEIRA, U. T. V. DE. A entrevista semiestruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual. Entretextos, v. 22, n. 3, p. 25–45, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p25-45.
CARDOZO, N.O; CRISP, A.H; FERNANDES, A.C.P; TRUDE, A.C.B; ALAMEDA-FLORES, J.; OLIVEIRA, M.R. Ambiente alimentar e excesso de peso em escolares: uma revisão sistemática sul-americana. Revista Panamericana Salud Publica. Washington, v.46, p.e164, 2022. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2022.164
CASTRO, I.R.R; CANELLA, D.S. Organizational Food Environments: Advancing Their Conceptual Model. Foods, v. 11, n. 7, p. 993–993, 29 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/foods11070993
CASTRO, M. A. V.; LIMA, G. C.; ARAUJO, G.P.G. Educação alimentar e nutricional no combate à obesidade infantil: visões do Brasil e do mundo. Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN, v. 12, n. 2, p. 167–183, 27 jul. 2021. DOI: 10.47320/rasbran.2021.1891. DOI: https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.1891.
CENSO IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/araraquara/pesquisa/13/78117>. Acesso em: 18 jan. 2025.
CENSO IBGE. Disponível em: <https://cmararaquara.sp.gov.br/noticias/censo-ibge>. Acesso em: 18 jan. 2025.
CESAR, J. T.; TACONELI, C.A.; O´SORIO, M.M.; SCHIMIDT, S.T. Adesão à alimentação escolar e fatores associados em adolescentes de escolas públicas na região Sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 3, p. 977–988, mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.10742018.
CHANDRAN, A.; BURJAK, M.; PETIMAR. J.; HAMRA, G.; MELOUGH, M.M.; DUNLOP, A.L.; SNYDER, B.M.; LITONJUA, A.A.; HARTERT, T.; GERN, J.; ALSHAWABKEH, A.N.; ASCHNER, J.; CAMARGO JUNIOR, C.A.; DABELEA, D.; DUARTE, C.S.; FERRARA, A.; GANIBAN, J.M.; GILLILAND, F.; GOLD, D.R.; HEDDERSON, M.; HERBSTMAN, J.B.; HOCKETT, C.; KARAGAS, M.R.; KERVER, J.M.; LEE-SARWAR, K.A.; LESTER, B.; MCEVOY, C.T.; NIU, Z.; STANFORD, J.B.; WRIGHT, R.; ZIMMERMAN, E.; FARZAN, S.; ZHANG, Z.; KNAPP, E. Changes in Body Mass Index Among School-Aged Youths Following Implementation of the Healthy, Hunger-Free Kids Act of 2010. JAMA Pediatrics, v. 177, n. 4, p. 401–409, 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2022.5828.
CLARK, S. G. F.; MENDES, L. L.; HONÓRIO, O. S.; OLIVEIRA, J. S.; CANUTO, R. Social inequities in the food retail patterns around schools in Recife, Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 28, n. 9, p. 2665–2675, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232023289.15882022.
CONDE, W. L.; SILVA, I. V. DA; FERRAZ, F. R. Undernutrition and obesity trends in Brazilian adults from 1975 to 2019 and its associated factors. Cadernos De Saude Publica, v. 38Suppl 1, n. Suppl 1, p. e00149721, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311Xe00149721.
CORDEIRO, N.G.; MENDES, L.L; JARDIM, M. Z.; de PAIVA, G. G.; RIBEIRO, F. C. S.; VIEIRA, G. M. R.; COSTA, B.V.L. Classificação de estabelecimentos comerciais de alimentos: comparação entre métodos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 30, n. suppl 1, 1 jan. 2025. disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/classificacao-de-estabelecimentos-comerciais-de-alimentos-comparacao-entre-metodos/19136?id=19136&id=19136&id=19136
COSTA, G.M.A.; VIDAL, N. A. C.; ALMEIDA, N. B.; ARAGÃO, L. S.; MENEZES, R. C. E.; LONGO-SILVA, G.; SILVEIRA, J. A. C. “The food retail environment around schools in a low-income brazilian city: a street audit evaluation.” Cienciaesaudecoletiva.com.br, 2024, cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/the-food-retail-environment-around-schools-in-a-lowincome-brazilian-city-a-street-audit-evaluation/19102. Accessed 12 Mar. 2025.
CRESCENTE, C. L.; RIZZARDI, K. F.; INDIANI, C. M. dos S. P.; RODRIGUES, L. K. A.; PARISOTTO, T. M. Prevalência de obesidade infantil: há motivo de preocupação? Saúde e Pesquisa, v. 14, n. 3, p. 1–11, 11 jun. 2021. DOI:https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n3e8606.
DA COSTA PERES. C.M; GARDONE, D.S; COSTA, B.V.L; DUARTE, C.K; PESSOA, M.C; MENDES, L.L. Retail food environment around schools and overweight: a systematic review. Nutrição Revista. 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/nutrit/nuz110.
DALLACOSTA, M., RODRIGUES, R. M.; SCHÜTZ, G.; CONTERNO, S. Programa Saúde na Escola: desafios e possibilidades para promover saúde na perspectiva da alimentação saudável. Saúde em Debate, v. 46, p. 244–260, 10 fev. 2023.
DEUS, C. DE; SILVA, M. M. DA C. A atuação de nutricionistas no PNAE e seus efeitos sobre o desempenho escolar. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 53, p. 411–455, 7 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-53575326cdmm.
DOMENE, S. M. Á.; SAWAYA, A. L.; MAUAD, T.; FRANCO, M. D. C. P.; ALBUQUERQUE, M. P. D.; WANDERLEY, M. B.; PEREIRA, C. M.; KAZZE, M. C.; PELIANO, A. M. M. Alimentação Saudável, Agricultura Urbana e Familiar. Estudos Avançados, [s. l.], v. 37, n. 109, p. 207–226, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37109.013
DOS SANTOS, M. L.; FONTÃO, P. A. B. Território alimentar em disputa: a constituição de desertos e pântanos alimentares a partir da lógica de distribuição de ultraprocessados. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, p. 34–45, 18 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/Hygeia64154.
DOWNS, S.; DEMMELER, K.M. Food environment interventions targeting children and adolescents: A scoping review. Global Food Security, v. 27, p. 100403, 1 dez. 2020. DOI: 10.1016/j.gfs.2020.100403. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gfs.2020.100403.
ESKANDARI, F; LAKE, A.A.; ROSE, K.; BUTTLER, M.; O’MALLEY, C. A mixed‐method systematic review and meta‐analysis of the influences of food environments and food insecurity on obesity in high‐income countries. Food Science & Nutrition, v. 10, n. 11, 5 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/fsn3.2969.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO); INTERNATIONAL FUND FOR AGRICULTURAL DEVELOPMENT (IFAD); UNICEF; WORLD FOOD PROGRAMME (WFP); WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Regional overview of food security and nutrition in Latin America and the Caribbean 2023. Santiago: FAO, 2023. DOI: https://doi.org/10.4060/cd3877en.
FEARNLEY, C. J. Mind mapping in qualitative data analysis: Managing interview data in interdisciplinary and multi‐sited research projects. Geo: Geography and Environment, v. 9, n. 1, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/geo2.109
FERREIRA, H. da S. Anthropometric assessment of children’s nutritional status: a new approach based on an adaptation of Waterlow’s classification. BMC Pediatrics, v. 20, n. 1, 11 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12887-020-1940-6.
FINGER-KRATOCHVIL, C.; BARETTA, L. Leitores-experts e o processo de construção de representações mentais: analisando o texto, as ideias centrais e unidades menores de ideias. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 21, n. 3, p. 733–760, 1 set. 2021.DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202116927.
FLORES, K. Parental involvement in school-based feeding program. International Journal of Research Studies in Education, v. 12, na. 7, p. 123-141, 2023. DOI: https://doi.org/10.5861/ijrse.2023.54.
FLORINTINO, C. da S.; SILVA, D. K. de S.; GABRIEL, C. G.; SOAR, C.; UGGIONI, P. L.; DAS NEVES, J. Princípios do Marco de Educação Alimentar e Nutricional na prática escolar: análise em uma capital brasileira. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S. l.], v. 19, p. e76703, maio 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2024.76703.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS SCHOOL FOOD AND NUTRITION. School Food and Nutrition Framework. Rome. p. 36, FAO, 2019.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO); INTERNATIONAL FUND FOR AGRICULTURAL DEVELOPMENT (IFAD); UNICEF; WORLD FOOD PROGRAMME (WFP); WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Regional overview of food security and nutrition in Latin America and the Caribbean 2023. Santiago. DOI: https://doi.org/10.4060/cd3877en.
GIRONDOLI, Y.M.; ROSSETO, C.I.C; SOARES, M.C.R; PEREIRA, S.G. Incentivo às habilidades culinárias e ao consumo de comida de verdade como estratégia de educação alimentar e nutricional no ambiente de trabalho / Incentive to culinary skills and the consumption of real food as a strategy for food and nutritional education in the workplace. Brasilian jornal of Heath review, rev. 4, n. 2, p. 7424–7432, 6, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-284.
GONÇALVES, M. R.; ELIAS, F. T. S.; SILVA, E. T. DA. Ambiente Alimentar: entendendo o conceito e as perspectivas de aplicação no Brasil. The Journal of the Food and Culture of the Americas, v. 2, n. 1, p. 44–59, 25 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.35953/raca.v1i1.22.
Growth reference 5-19 years - Application tools. Disponível em: <https://www.who.int/tools/growth-reference-data-for-5to19-years/application-tools>. Acesso em: 22 mar. 2025.
HENRIQUES, P; ALVARENGA, C.R.T; FERREIRA, D.M; DIAS, P.C; SOARES, D.S.B; BARBOSA, R.M.S; BURLANDY, L. Ambiente alimentar do entorno de escolas públicas e privadas: oportunidade ou desafio para alimentação saudável? Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 3135–3145, 9 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021268.04672020.
HENRIQUES, P; ALVARENGA, C.R.T; FERREIRA, D.M; DIAS, P.C; SOARES, D.S.B; BARBOSA; FREITAS, S. P. A.; FERREIRA, D.M. 2025, Fatores promotores e competidores da alimentação adequada e saudável no ambiente alimentar escolar, Ciência & Saúde Coletiva, v. 30, n. 2, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232025302.0393023.
KNOB, C.; BILIBIO, S. A.; SANTOS, P. A. DOS. Intervenções de educação alimentar e nutricional e impacto no consumo de alimentos ultraprocessados em escolares. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, v. 9, n. 1, p. e10525, 13 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2022v9e10525.
KOLANOWSKI, W.; KATARZYNA ŁUGOWSKA. The Effectiveness of Physical Activity Intervention at School on BMI and Body Composition in Overweight Children: A Pilot Study. Applied Sciences, v. 14, n. 17, p. 7705–7705, 31 ago. 2024.DOI: https://doi.org/10.3390/app14177705.
LEITE, F. H. M.; OLIVEIRA, M. A. de; CREMM, E. de C.; ABREU, D. S. C. de; MARON, L. R.; MARTINS, P. A. Availability of processed foods in the perimeter of public schools in urban areas. Jornal de Pediatria, [s. l.], v. 88, n. 4, p. 328–34, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2210.
LEITE, M. A.; AZEVEDO, C.M.; PERES, M.F.T.; ESCUDER, M.M.L.; LEVY, R.B. Disponibilidade e consumo de ultraprocessados em escolas do Município de São Paulo, Brasil: resultados do SP-Proso. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. suppl 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00162920.
MARTINS, P. A.; CREMM, E. C.; LEITE, F. H. M.; MARON, L. R.; SCAGLIUSI, F. B.; OLIVEIRA, M. A. Validation of an adapted version of the Nutrition Environment Measurement Tool for Stores (NEMS-S) in an urban area of Brazil. Journal of Nutrition Education and Behavior, v. 45, n. 6, p. 785-792, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jneb.2013.02.010.
MELGAÇO, M.B.; SILVA, L.F.; MATOS, R. Hoje tem galinhada: o papel das merendeiras na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. Educação e Pesquisa, v. 49, p. e260167, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260167.
MENDES, L. L.; CARDOSO, L. DE O.; MENEZES, M. C. DE; PESSOA, M. C. A incorporação dos ambientes alimentares na Política Nacional de Alimentação e Nutrição: uma abordagem de possibilidades, avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, 29 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00038621.
MESQUITA, C. L. E.; SILVA NETO, J.E.; GAIOVSKI, H.T.; SOUZA, G.M. Estratégias Nutricionais Na Gestão Da Obesidade Infantil: Revisão Integrativa Das Intervenções Mais Eficazes. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 10, p. 1484–1493, 9 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16100.
MONTEIRO, C. A; CANNON, G.; LEVY, R.B.; RAUBER, F.; KHANDPOUR, N.; CEDIEL, G.; NERI, D.; MARTINEZ-STEELE, E.M.; BARALDI, L.G.; JAIME, P.C. Ultra-processed foods: what they are and how to identify them. Public health nutrition, v. 22, n. 5, p. 936–941, 12 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980018003762.
MOURA, C.O.; SILVA, Í.R.; SILVA, T. P.; SANTOS, K.A.; CRESPO, M.C.A.; SILVA, M.M. Methodological path to reach the degree of saturation in qualitative research: grounded theory. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 2, 2022.. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1379
MUNIZ, H.K.M; ANDRADE, M.L.S.S; MARQUES, L.G; SILVA, A.C; OLIVEIRA, H.M.N.S; DINIZ, M.L.P; FROIS, V.R; GAMA, D.N; SILVA, E.F; COSTA, M.M.L. Os fatores que potencializam o erro alimentar e as suas consequências na qualidade de vida das crianças. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 1, p. e11472-e11472, 2023. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e11472.2023.
NutriSSAN. Disponível em: <https://nutrissan.rnp.br/web/sig-obesidad>. Acesso em: 14 out. 2024.
OLIVEIRA, C. R.; MUNIZ, J. L. L.; GUSMÃO, C. S.; DA SILVA, A. S. C. B.; CARNEIRO, J. C. Avaliação das condições higiênico-sanitárias e do perfil do manipulador de alimentos nas escolas públicas do município de são luís- ma. Revista Multidisciplinar em Saúde, v.4, n. 1, maio 2023. DOI: https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3722.
PEREIRA, F. O. Influência Da Intervenção Psicológica Na Mudança De Percepção E Atitude Face Ao Comportamento Alimentar Em Contexto De Obesidade Infantil. Psicologia e Saúde em Debate, p. 197–220, 25 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A12.
PEREIRA, K. C. A.; SCALCO, A. R.; LOURENZANI, A. E. B. S. Estudo sobre a relação do ambiente alimentar com o comportamento de compra. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 11, p. e99391110592-e99391110592, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10592.
PÉREZ-FERRER, C; AUCHINCLOSS, A.H; MENZES, M.C; KROKER-LOBOZ, M.F; CARDOSO, L.O; BARRIENTOS-GUTIERREZ, T. The food environment in Latin America: a systematic review with a focus on environments relevant to obesity and related chronic diseases. Public Health Nutrition, v. 22, n. 18, p. 3447–3464, 31 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1017/S1368980019002891.
PINEDA, E.; BASCUNAN, J.; SASSI, F. Improving the school food environment for the prevention of childhood obesity: What works and what doesn’t. Obesity Reviews, v. 22, n. 2, 19 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/obr.13176.
PINHEIRO, K. C. et al. Challenges for obesity prevention: Study of the consumers’ food environment around public schools in a small municipality. Revista de Nutrição, v. 37, p. e230120, 22 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-9865202437e230120.
PINTO, R. L.; SOUZA, B.S.N.; ANTUNES, A.B.S.; BENTHROLDO, R.S.; SICHIERI, R.; CUNHA, D.B. Percepções de escolares e merendeiras sobre alimentação escolar: uma análise por grupos focais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 34, p. e34017, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-7331202434017pt.
PIZZI, M.; MARTINELLI, S. S.; FABRI, R. K.; SOARES, P.; CAVALLI, S. B. Compra e venda de alimentos orgânicos para a alimentação escolar: dificuldades e estratégias de superação. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [s. l.], v. 15, p. e47995, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.47995.
PRENTICE, A. M. The Triple Burden of Malnutrition in the Era of Globalization. Nestle Nutrition Institute Workshop Series, v. 97, p. 51–61, 2023. DOI: https://doi.org/10.1038/s43016-023-00886-8.
RIBEIRO, R.; BÓGUS, C. Ambiente Escolar como palco para a interação das Práticas Alimentares Familiares e Escolares. The Journal of the Food and Culture of the Americas, v. 4, n. 2, p. 51–76, 23 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.35953/raca.v4i2.154.
RICARDO, B. I.; CARVALHO, A. M. DE; LOURENÇO, B. H. Exposição a desertos alimentares e marcadores do consumo alimentar entre crianças acompanhadas no Sisvan. Saúde em Debate, v. 48, n. spe1, ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2358-28982024E18593P.
SANTOS, C. Transição nutricional no Brasil: tendência e desafios contemporâneos. Revista Saúde.com, v. 19, n. 3, 30 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/rsc.v19i3.13979.
SCARPARO, A. L. S.; MENDES, L. L.; RUSSO, G. C.; GENTIL, P. C.; CANUTO, R. Análise da implementação dos dispositivos legais sobre a promoção da alimentação saudável e a comercialização de alimentos em escolas públicas e privadas: um estudo de caso do Estado do Rio Grande do Sul. Revista de Alimentação e Cultura das Américas, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 45–69, 2023. DOI: https://doi.org/10.35953/raca.v4i1.155.
SILVA, A. DE F. R.; SILVA, J.E.N.; ROCHA, L.G.A.; SANTOS, A.C.C.P. Impacto e consequências do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde infantil. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e123111536883, 12 nov. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36883.
SILVA, C. O. DA; CASTRO, A. S. DE; MEDEIROS, F. B.; VALLE, L. M. V. B. DO; MACHADO, A. L. G.; LIMA, L. H. DE O Atuação das políticas públicas na prevenção da obesidade infantil: uma revisão integrativa. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 16(102), 431-443, 17 nov. 2022. ISSN 1981-9919
SILVA, E. O.; AMPARO-SANTOS, L.; SOARES, M. D. Interações entre práticas alimentares e identidades: ressignificando a escola pública e a alimentação escolar. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. e00217918, 31 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00217918.
SILVA, L. F. DA; RUSSO, R. D. F. S. M. Aplicação de entrevistas em pesquisa qualitativa. Revista de Gestão e Projetos, v. 10, n. 1, p. 1–6, 15 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/GeP.v10i1.13285
SILVA, N. T; TRAEBERT, J. PIMENTEL, B; TRAEBERT, E. Consumo de alimentos ultraprocessados e fatores associados em crianças de seis anos de idade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 3301–3310, 10 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320232811.16502022.
SOUZA, L. B. P; SOUSA, N. H. Nutrição escolar: promovendo a igualdade e o desenvolvimento infantil por meio da alimentação saudável. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 9, p. 1090–1100, 6 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11250.
SWINBURN, B.; EGGER, G.; RAZA, F. Dissecting Obesogenic Environments: The Development and Application of a Framework for Identifying and Prioritizing Environmental Interventions for Obesity. Preventive Medicine, v. 29, n. 6, p. 563–570, dez. 1999. DOI: https://doi.org/10.1006/pmed.1999.0585.
THE TRIPLE BURDEN OF MALNUTRITION. Nature Food, [s. l.], v. 4, n. 11, p. 925–925, 2023. DOI: : https://doi.org/10.1038/s43016-023-00886-8
VALLE, P. R. D.; FERREIRA, J. D. L. ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Educação em Revista, v. 41, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469849377
VAN RONGEN, S.; POELMAN, M.P.; THORNTON, L.; ABBOTT, G.; LU, M.; KAMPHUIS, C.B.M.; VERKOOIJEN, K. VET, E. Neighbourhood fast food exposure and consumption: the mediating role of neighbourhood social norms. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 17, n. 1, 13 maio 2020.
VENTURELLI, F; FERRARI, F; BROCCOLI, S; BONVICINI, L; MANCUSO, P; BARGELLINI, A; ROSSI; P.G. The Effect of Public Health/Pediatric Obesity Interventions on Socioeconomic Inequalities in Childhood obesity: a Scoping Review. Obesity Reviews, v. 20, n. 12, 29 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/obr.12931.
VERTHEIN, U. P.; AMPARO-SANTOS, L. A noção de cultura alimentar em ações de educação alimentar e nutricional em escolas brasileiras: uma análise crítica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4849–4858, 15 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.01932020.
VILELA, L.A; COSTA, B.V.L; JARDIM, M.Z; BORGES, L.D; CARMO, A.S; INÁCIO, M.L.C; MENDES, L.L. Private school canteens: an analysis of the economic and financial aspects of the traditional and the healthy models. BMC Public Health 23, 2102 (2023). DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-023-16965-1.
WAHYUNTARI, E.; FAUZIA, F.R. The effectiveness of WHO Anthro training in improving the data quality of nutritional status of preschool children. Jurnal Gizi dan Dietetik Indonesia (Indonesian Journal of Nutrition and Dietetics), v. 12, n. 2, p. 93–93, 31 mar. 2024.
WEFFORT, V.R.S (eds); SILVA, L.R (eds). Manual de alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar: Doença Crônica não transmissível e Alimentação Saudável. 5.ed. rev. Ampl – São Paulo: SBP, 2024. 208 p.
XIN, J.; ZHAO, L.; WU, T.; ZHANG, L.; LI, Y.; XUE, H.; XIAO, Q.; WANG, R.; XU, P.; VISSCHER, T.; MA, X.; JIA, P. Association between access to convenience stores and childhood obesity: A systematic review. Obesity Reviews, v. 22, n. S1, 5 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/obr.12908.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Luiza Cavalcante Pacola, Maria Rita Marques de Oliveira, Najla de Oliveira Cardozo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








